Goiânia sedia, entre os dias 27 e 29 de agosto, a edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A expectativa dos organizadores é que mais de 3 mil pessoas visitem o evento no Centro de Convenções de Goiânia.
Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). “O nosso objetivo é criar um ambiente propício para negociações entre empresas, embaixadas e governos. Queremos fomentar a expansão do setor produtivo e incentivar a ampliação dos negócios, que tem como consequências a criação de empregos e a geração de renda”, destaca o presidente da Acieg, Rubens Fileti.
Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Ficomex, que já foi realizada em anos anteriores, agora foi ampliada e será dividida em três eixos: negócios, políticas públicas e educação. A programação ocorrerá em um espaço de 14 mil m², no Centro de Convenções de Goiânia, e contará com palestras, rodadas de negócios, workshops e exposição de produtos e serviços. Também será palco da Agenda Espaço Global e da Arena Banco BRB, com importantes discussões pertinentes à ampliação dos negócios brasileiros a nível internacional.
“Nós vamos reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas e em um só local, durante três dias. É um tripé muito forte, que vai dar todo o subsídio e segurança para que o empresário faça negociações e saia dali com novas perspectivas para o seu projeto”, ressalta Fileti.
Abertura e Fórum de Governadores do Brasil Central
A solenidade que marca a abertura da Ficomex 2024 ocorrerá no dia 28 de agosto, a partir das 9 horas, no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções de Goiânia. Participarão do evento o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente da Acieg, Rubens Fileti; governadores de estados que compõem o Consórcio Brasil Central e demais autoridades.
A abertura marca também a programação do Fórum dos Governadores do Brasil Central (BrC). O tema central da discussão será “Comércio Exterior no Brasil Central – Desenvolvimento e Integração”. Fazem parte do Consórcio Brasil Central os governadores: Ronaldo Caiado (Goiás), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Carlos Brandão (Maranhão), Marcos Rocha (Rondônia) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).
Após essa programação, às 11h05, será realizada a palestra magna “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, com o chairman do Lide Global e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2003 – 2007), Luiz Fernando Furlan. Durante sua participação, o ex-ministro comentará sobre o atual cenário econômico, oportunidades para o Brasil na área ambiental, olhar sobre o comércio exterior e a participação do agronegócio nesse cenário.
Furlan também participou, no dia anterior à palestra, em 27 de agosto, de um jantar para autoridades, governadores do Brasil Central e convidados, no Palácio das Esmeraldas, promovido pela organização da Feira e pelo Governo de Goiás.
Países e representações na feira
São esperadas participações de diversos segmentos do setor produtivo, empresários, Câmaras de Comércio Exterior, Embaixadas, Universidades, além de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. De outros países, já confirmaram participação representantes de Embaixadas e Câmaras de Comércio, além de empresários da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa.
– América do Sul: Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela;
– América Central: El Salvador e Trinidad e Tobago;
– América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México;
– Europa: Bélgica, Espanha e Hungria;
– África: África do Sul, Angola, Botswana, Egito, Gana, Guiné, Mali, Quênia, Sudão, Tanzânia e Tunísia;
– Ásia: Arábia Saudita, Bahrein, Camboja, Catar, Emirados Árabes Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Nepal, Omã, Tailândia, Palestina, Singapura e Timor Leste.
Workshops Setoriais
Dentro da programação da Ficomex serão realizados Workshops Setoriais, com importantes discussões associadas aos principais setores da economia do Consórcio Brasil Central. São eles: Agroindústria, Gente e Gestão, Energia, Farmoquímico, Inovação e IA, Logística, Meio Ambiente, Mineração, Serviços, Smart Cities, Social, Téxtil e Moda, Turismo.
Conforme explica a vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Anna Bastos, os workshops serão focados nos diferentes segmentos de negócios elencados pelo Comitê Organizador e partirão para orientações práticas a fim de gerar negócios e parcerias estratégicas internacionais, desde aspectos legais para internacionalização, até reuniões agendas e privadas dentro do evento. “Desde o começo do ano, a Acieg está preparando os empresários goianos e dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, de forma presencial e on-line, por meio desses workshops e jornadas, para que estejam aptos a realizar negociações durante a Ficomex, entendendo aspectos legais, culturais e de interesse desses possíveis parceiros internacionais. A Feira será o grande momento para colocar em prática tudo o que foi preparado ao longo desses meses, fazendo com que avancemos ainda mais nas negociações comerciais internacionais”, explica.
Haverá, ainda, participação de diferentes Universidades e Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado para garantir a produção e a troca de conhecimentos durante o evento. Entre as atividades previstas figuram a participação de palestrantes e pesquisadores de renome de diferentes segmentos. Entre as instituições de Ensino Superior já confirmadas estão Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Paulista (Unip) e Centro Universitário Alves Faria (Unialfa).
Rodadas de Negócios
As Rodadas de Negócios vão ocorrer durante a programação do evento, em horários previamente agendados pela organização e empresas participantes. “Será uma oportunidade única para os empresários mostrarem produtos e serviços, contatar parceiros, criar networking e realizar bons acordos. Para aqueles que querem expandir os negócios ou para aqueles que gostariam de exportar, mas ainda não conheciam possíveis interessados. É mais uma porta que a Ficomex está abrindo para o empresariado aproveitar”, ressalta o presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria.
Espaço Global
Para que empresários e visitantes da Feira possam identificar oportunidades de negócios e dialogar com outros países, a organização do evento estruturou o Espaço Global – ambiente onde serão realizadas apresentações de projetos potenciais de Estados brasileiros para negociações internacionais e também de embaixadas e câmaras de comércio exterior.
No dia 28 de agosto, quarta-feira, a partir das 14 horas, a programação no Espaço Global será composta por apresentações dos governos do Distrito Federal e demais Estados que compõem o Consórcio Brasil Central – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia e Tocantins. Os representantes do Consórcio Brasil Central terão oportunidade de mostrar projetos, como de concessão e de parcerias, para o público participante.
No dia 29 de agosto, quinta-feira, também a partir das 14 horas, é a vez das embaixadas e câmaras de comércio exterior apresentarem os potenciais de seus países e de apontar aos empresários brasileiros as oportunidades para exportação de produtos, serviços e como realizar a intermediação com os países para os primeiros passos ou para expandir os planos empresariais de comércio exterior.
Para o presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria, a Feira será a oportunidade para as empresas goianas e de outros estados expandirem seus negócios para outros países, além de promover o crescimento do comércio exterior do Estado de Goiás e daqueles que estarão conosco na feira. “A Ficomex vem contribuir para a expansão dos negócios internacionais de Goiás e do Centro-Norte brasileiro, pois terá a participação de dezenas de embaixadas e câmaras de comércio exterior de países interessados em fazer negócios com empresas brasileiras”, acrescenta.
Lançamento Internacional
Para impulsionar o setor de mineração, expandindo as fronteiras, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), fará um lançamento internacional do Programa Goiano de Remineralizadores, durante a realização da Ficomex. A apresentação será no dia 29 de agosto, a partir das 14 horas, no Workshop de Mineração do evento.
O Programa Goiano de Remineralizadores (PROREM-GO) foi lançado, em âmbito estadual, pela SIC, no dia 12 de agosto, e conta com várias instituições parceiras, entre públicas e privadas, e com um aporte do Tesouro Estado de R$ 20 milhões até 2025. O objetivo é a implementação de práticas sustentáveis na mineração e na agricultura, alinhando-se aos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Goiás foi o primeiro estado brasileiro a ter registrado, no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o remineralizador de solos para uso na agricultura. O pó de rocha foco da pesquisa pioneira foi o Fino de Micaxisto (FMX), da empresa goiana Tratto Agro. Agora, terá a oportunidade de apresentar o programa para autoridades do Consórcio Brasil Central, empresários de outros países e representantes de mais de 40 embaixadas, que participarão da Ficomex 2024.
Patrocinadores da Ficomex
São patrocinadores da Ficomex: Sicoob Unicentro, Iest Group, Alibaba, Antares Aeroporto, Unimed Goiânia, Porto do Açu, AHL Agro, Lunding Mining, São Salvador Alimentos, OCB-GO, Equatorial Energia, Soluti/Everest, Grupo José Alves, Porto de Suape, Caixa Econômica Federal, Apex Brasil e Correios – Governo Federal.
Serviço: Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)
Data: 27 a 29 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO) – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia (GO)
Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)
Correalização: Governo de Goiás
Mais informações e programação completa: ficomex.acieg.com.br
___________________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi