Ícone do site STG News

Goiânia vai sediar a feira internacional FICOMEX

(Crédito da imagem: Pixabay)

Por Getúlio Faria

Do Centro do Brasil para o mundo. Sem exagerar na empolgação, mas números que a região central brasileira alcançou durante todo o ano de 2023, podemos vislumbrar que o potencial de crescimento é muito grande. Alavancar o desenvolvimento econômico nos sete Estados que compõem o Consórcio Brasil Central, que compreende Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia, para além das fronteiras brasileiras é o principal foco da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX 2024), que vai ocorrer de 24 a 26 de junho de 2024.

Esse será o maior evento de comércio exterior já realizado no Brasil e sediado em Goiânia. Como um dos idealizadores da FICOMEX, em conjunto com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, Rubens Fileti, temos em mente potencializar o intercâmbio comercial entre nós brasileiros e o mercado exterior, seja com os vizinhos próximos, como os países que compõem o Mercosul, até os países que estão do outro lado mundo, como China, Índia, Coreia do Sul, Japão e Oriente Médio.

Queremos que a FICOMEX se torne um evento tradicional no Brasil e faça parte do calendário dos mais importantes eventos internacionais de negócios. A feira internacional terá a presença de dezenas de embaixadas e câmaras de comércio exterior, com mais de 150 expositores do Brasil e de outros países. A FICOMEX nasce grande e a meta é crescermos cada vez mais a cada ano.

Para cada Estado brasileiro que compõem a Região Centro-Norte do Brasil, a FICOMEX será mais que uma vitrine, mas um portão de oportunidades dentro de casa, com possibilidades de fazer negócios diretamente com o cliente, de forma mais célere e dinâmica. Cada estado poderá mostrar sua vocação à sua maneira e do modo que achar mais efetivo. Para se ter uma ideia, em 2022 os sete Estados que compõem o Consórcio Brasil Central exportaram juntos mais de US$ 64 bilhões. Porém, mais de 50% de tudo que é exportado são produtos agropecuários que pertencem à cadeia primária, ou seja, são grãos como soja, milho, carne e que normalmente são exportados in natura.

Acredito que ao potencializar o comércio exterior nessa região pode ter uma mão dupla, tanto para gerar divisas e, assim fomentar a industrialização na região, a fim de exportar produtos com maior valor agregado, quanto atrair o capital industrial estrangeiro para terras brasileiras. Quem não se empolga com uma oferta de grãos ou de carne no nível de quantidade e de qualidade que produzimos aqui. Usamos da mais alta tecnologia para produzir alimentos, também somos fortes na produção de minério, setor têxtil, farmoquímico e energia limpa.

Além de promover negócios, um debate qualificado e alto nível será promovido durante o evento com palestrantes de renome nacional e internacional. Entre os temas das palestras, comércio exterior, mercado futuro, produção de commodities, logística, industrialização, tecnologia entre outros.

Com a FICOMEX 2024, eu como presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg e toda a nossa equipe de coordenação deste evento, queremos não apenas apresentar Goiás e os demais Estados do Consórcio. Queremos oferecer oportunidades de negócios reais, um network qualificado e mais, vamos mostrar que somos importantes players, temos oferta, qualidade e disposição para negociar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Getúlio Faria

Presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg e CEO da Expert Brasil Soluções Corporativas

Sair da versão mobile