Ícone do site STG News

Goiás cria 22,28% das vagas de emprego do turismo brasileiro

Foto: André Dib/ Goiás Turismo

A última pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/ Ministério do Trabalho) e avaliada pelo Observatório do Turismo Goiano, referente ao mês de Novembro de 2024, mostrou que Goiás foi responsável por 22,28% dos novos postos de trabalho gerados no turismo brasileiro. Isso significa que das 20.892 vagas formais do segmento registradas no Brasil, 4.656 estavam concentradas em solo goiano. Em relação ao segmento de Serviços em Goiás, 15.54% de todas as novas vagas geradas no setor foram vinculadas ao segmento de turismo.

“Celebramos esse dado pois ele mostra a força do turismo goiano dentro do Estado, e também em nível nacional. Quase um quarto de todas as vagas do setor geradas em todo território nacional estavam concentradas em Goiás. Isso é um dado muito significativo e mostra como o empreendedor goiano está direcionando sua força de trabalho para atender as demandas do turismo como acomodação, alimentação e atividades de lazer”, explica o presidente da Agência Goiana de Turismo, Fabrício Amaral.

A pesquisa também mostrou que do total de vagas formais criadas em Novembro no turismo goiano, 54,77% foram ocupadas por mulheres (2.550). Na distribuição por faixa etária, apesar da maior concentração das vagas estarem na faixa dos 18 aos 24 anos (1.524); chamou a atenção que 6,72% delas foram destinadas a pessoas com mais de 50 anos (313).

“Os dados do Caged de novembro de 2024 revelam que o setor gerou 4.656 novas vagas, correspondendo a 15,54% do total de empregos criados nos serviços que criou 29.958 no período. Além disso, 54,77% dessas novas vagas foram ocupadas por mulheres, destacando o setor de turismo como um importante gerador de empregos para mulheres”, enalteceu a coordenadora do Observatório do Turismo em Goiás, Giovanna Tavares.

O ranking das cidades goianas que mais geraram oportunidades no turismo foram: Goiânia (1780); Caldas Novas (331); Anápolis (276); Aparecida de Goiânia (240) e Rio Verde (181).

Acumulado do ano

Apesar da pesquisa ter registrado 49.711 admissões no segmento turismo, entre janeiro e novembro de 2024, o setor apresentou um saldo negativo de 942 postos de trabalho, ao apresentar 50.653 desligamentos no período.

“Na análise anterior, consideramos o setor de alimentação e alojamento como um todo, este estudo se concentrou exclusivamente nas atividades características do turismo. Consequentemente, os resultados obtidos neste atual levantamento são menores, uma vez que foram excluídas as atividades não diretamente relacionadas ao turismo”, explicou a coordenadora do Observatório do Turismo, Giovanna Tavares.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS

Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile