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Goiás deve receber pelo menos oito unidades da Farmais em 2024

Divulgação

A rede de farmácias Farmais definiu o Estado de Goiás como alvo de seu projeto de expansão. Em 2024, a empresa pretende abrir pelo menos oito lojas em território goiano, incluindo Goiânia, Região Metropolitana e Interior do Estado. Atualmente, a Farmais não mantém unidades em território goiano.

As novas unidades, que serão abertas no formato de franquias, receberão um investimento total de aproximadamente R$ 4,8 milhões – o valor investido em cada franquia é de cerca de R$ 600 mil. Cada loja terá no mínimo 100 metros quadrados, empregando pelo menos nove pessoas – juntas, as oito unidades deverão gerar mais de 70 vagas de emprego diretas.

Em 2024, a meta da Farmais é a abertura de pelo menos 50 novas lojas em todo o país. Além de Goiás, outras regiões prioritárias para a expansão da marca incluem os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo Ricardo Oliveira, gerente de expansão da Farmais, as lojas a serem inauguradas em Goiás contarão com um mix de produtos elaborado especificamente para o Estado. “A cada inauguração, fazemos um estudo de mix de acordo com a respectiva região”, explica Oliveira. “O Estado de Goiás é uma região nova para nós, e a expansão irá exigir um maior investimento no trabalho de prospecção.”

Aposta nas farmácias independentes

Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. Prestes a atingir um faturamento anual de R$ 1 bilhão, meta que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo. Em 2022, o faturamento foi de R$ 870 milhões.

No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil.

No Brasil, das 90.933 farmácias em funcionamento, 53.469 pertencem ao varejo independente, ou seja, não estão ligadas a grandes marcas, redes associativistas ou franquias. Juntas, elas respondem por 59% dos PDVs.  Em contrapartida, diante da concorrência acirrada com os grandes players, as independentes concentraram das 81% das lojas fechadas nos últimos dois anos. É exatamente nessa fatia que a Farmais aposta em sua expansão: empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes.

Recentemente, a Farmais lançou uma linha de produtos de marca própria e abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações. A meta da empresa é, em breve, chegar a 500 unidades. “Queremos atrair investidores com experiência no setor”, diz o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998. “Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”.

Marca integra federação lançada em novembro

A Farmais é uma das sete redes varejistas do setor farmacêutico a integrar a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar), entidade lançada em novembro. Entre outros objetivos, a organização tem a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado farmacêutico, além do governo.

Além da Farmais, fazem parte da Fecofar as empresas Rede Masterfarma (Criciúma/SC), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Grupo AMR (Varginha/MG), Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP) e Grupo Redemed (Recife/PE). Juntas, as sete marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

Agora, a partir do lançamento oficial, a Fecofar manterá um espaço próprio – um escritório com 535 metros quadrados – na Vila Olímpia, na capital paulista, em uma região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico. “Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, explica o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista que atua há 25 anos no mercado.

Além de Grasso, compõem a direção da entidade o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais); o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael); o diretor comercial, Jeefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR); e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto De Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas); e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José Da Silva (Rede Multidrogas).

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