Com mais de 6,8 mil carros elétricos vendidos, Goiânia é a 8º cidade brasileira que mais tem veículos do tipo em circulação. E Goiás, com 14.896 automóveis da categoria, segue na mesma proporção, como 8º estado que mais fez emplacamentos de carros elétricos, considerando as vendas feitas desde 2022 de veículos eletrificados leves, incluindo os híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos (HEV e HEV Flex) e 100% elétricos (BEV).
Os números são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e indicam que Goiás possui 4% do mercado nacional de carros elétricos. O País tem 371 mil unidades. A região Centro-Oeste, incluindo Brasília (DF), o 2º maior mercado consumidor de veículos eletrificados (29.635 unidades), aparece no ranking com 14,8% de participação nas vendas de carros elétricos.
Em Goiânia, boa parte dos elétricos rodam pela cidade nos aplicativos de transporte. Segundo João Gama, diretor de Operações da ITA Mob, 30% dos carros elétricos da empresa são locados por motoristas de aplicativo que circulam na capital goiana e em Brasília. Mas os elétricos, segundo ele, cativam também o público geral de pessoas físicas e jurídicas que usam carro por assinatura. Esses consumidores circulam em Goiânia com 70% dos 50 carros elétricos da locadora.
“É uma demanda que vem crescendo intensamente nos últimos anos, com o consumidor buscando economia e, ao mesmo tempo, o uso mais ecológico do seu carro particular. Só entre 2023 e 2024, por exemplo, nós aumentamos a nossa frota de carros elétricos em 525%, saindo de 8 para 50 veículos”, explica João Gama.
O executivo comenta que a empresa tem investido em diferentes estratégias para popularizar o uso de carros elétricos. Uma dessas ações, por exemplo, permite fazer recargas sem custo durante a locação. “Assim como acontece em todo o Brasil, os pontos de recarga nas cidades são ainda incipientes, mas é um gargalo que eu acredito que estará superado dentro de poucos anos.”
10 municípios que mais têm carros elétricos
O top 10 de vendas de carros elétricos no Brasil é liderado por São Paulo (SP): 53.859 unidades; seguido por Brasília (DF): 29.635; Rio de Janeiro (RJ): 16.666; Belo Horizonte (MG): 14.736; e Curitiba (PR): 12.867. Também aparecem no ranking Campinas (SP): 7.178; Salvador (BA): 7.079; Goiânia (GO): 6.806; Porto Alegre (RS): 6.742; e Recife (PE): 5.895.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi