Com 4,8 mil empresas de estética automotiva em atividade, Goiás tem quase 5% de todos os lava a jatos e pequenos negócios do Brasil que atuam no embelezamento de veículos (109 mil). Os números são do Sebrae e consideram as empresas do tipo microempreendedor individual (MEI). Para o consultor em estética automotiva Rafael Gonçalves, da Aqualis Soluções, os dados revelam um setor em franca expansão. Ele estima que em Goiânia, por exemplo, a demanda do segmento tenha crescido aproximadamente 28% ao ano, de 2020 para cá.
A capital goiana conta com 896 microempresas de estética automotiva, o equivalente a 18% dos empreendimentos do tipo ativos em Goiás. São empresas que fazem lavagem, polimento e higienização interna de veículos, entre outros serviços. E um dado chama a atenção: a parcela considerável de mulheres dirigindo lava a jatos e estúdios de estética automotiva (que dão um tratamento mais minucioso na carroceria e no interior dos automóveis).
Dos 4.894 pequenos negócios de Goiás na estética automotiva, 868 pertencem a mulheres, uma proporção de 17%. “O setor se popularizou muito nos últimos cinco anos, por conta da consciência que o brasileiro adquiriu do bem que ele tem estacionado na garagem. Os proprietários entenderam que a estética não é um programa de final de semana, mas um meio de conservar, proteger e de manter esse bem valorizado”, diz Rafael Gonçalves.
Dados da Associação Brasileira de Franchising apontam que a arrecadação do setor de serviços automotivos aumentou 8,9% entre 2020 e 2021. Neste período, a movimentação no segmento passou de R$ 5,9 bilhões para R$ 6,5 bilhões. “É um mercado que explodiu”, frisa Rafael.
Jorcélio Barros é um dos goianos que empreendem na estética automotiva. Ele tem um lava a jato na região central de Aparecida de Goiânia. A empresa funciona há 15 anos e atende, em média, 8 veículos por dia, quase 200 por mês. “É uma área que tem suas oscilações ao longo do ano, mas, em geral, compensa muito, tem uma demanda grande e um público fiel”, comenta o empresário.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi