Ícone do site STG News

Grupo Farmácia Artesanal compra Drogaderma, em SP, e Healthline, no RJ

Evandro Tokarski, fundador do grupo e hoje presidente do Conselho de Administração - Divulgação

O Grupo Farmácia Artesanal, com sede em Goiás, um dos maiores conglomerados de franquias de farmácias de manipulação do Brasil, acaba de adquirir a Drogaderma, uma das marcas mais tradicionais de São Paulo, e a da Healthline, uma marca carioca de suplementação alimentar e nutracêuticos.

Dessa forma, a holding goiana, com 42 anos de existência, que reúne cerca de 30 empresas e lidera o mercado no norte e no centro-oeste, espera consolidar sua presença no mercado do sudeste. Somente em São Paulo, são quatro novas unidades, que geram 147 empregos diretos. O grupo, fundado em 1981, em Goiânia, tem 1.400 funcionários em 10 estados brasileiros.

O movimento de aquisições coincide com o anúncio da centésima loja da marca Artesanal, em crescimento acelerado. Em maio de 2021, eram 53 lojas, entre próprias e franqueadas.

O grupo goiano, presente em dez estados, investiu mais de R$ 12 milhões nos últimos quatro anos em um plano de expansão que tem por objetivo atingir a marca de 200 lojas em 2025. A rede fechou 2022 com um faturamento de R$ 137 milhões, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, crescimento que se mantém nesse mesmo ritmo nos últimos quatro anos, se consolidando como uma das maiores no segmento magistral na América Latina.

O investimento para abrir uma franquia da Farmácia Artesanal varia entre R$ 650 mil e R$ 750 mil. “Nosso objetivo não é apenas expandir, mas expandir com qualidade”, afirma Evandro Tokarski, fundador do grupo e hoje presidente do Conselho de Administração. “É como um processo seletivo.”

Cem lojas

“Com a contratação da franquia de Pouso Alegre, em Minas Gerais, nossa centésima loja, atingimos esse patamar histórico, com um sentimento de que nos tornamos uma marca cada vez mais forte no mercado brasileiro”, diz Alberto Batittucci, diretor de Franchising do grupo. Para crescer, o grupo busca empreendedores com capacidade de gestão, foco em resultados e que estejam alinhados com o propósito e o valores da marca. “Queremos parceiros persistentes e com capacidade de se dedicar ao negócio.”

O grupo, muito forte nas regiões centro-oeste, norte e em Minas Gerais, quer ampliar sua presença em São Paulo e na região sul, onde vai inaugurar sua primeira loja em Curitiba (PR). Para que isso se torne viável, Tokarski busca fundos para apoiar empreendedores na montagem dos negócios e para consolidar o ambicioso plano de expansão da marca.

“O objetivo definido para 2023, no final do ano passado, foi atingido com pelo menos quatro meses de antecedência. Isso é fruto de uma estratégia assertiva, e de um plano de negócios eficiente, além de foco na execução. Agora, vamos manter este ritmo acelerado em 2023 e iniciarmos 2024 com 113 unidades”, declara Batittucci.

Segmento aquecido

De acordo com os dados mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 22,6% no primeiro trimestre de 2023 no faturamento do segmento, comparado ao mesmo período de 2019. Além disso, o setor registrou um aumento de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses deste ano, o sistema de franquias faturou R$ 50,85 bilhões, sendo este o quinto trimestre consecutivo de crescimento para as franquias no país.

Com um modelo de negócio ousado, a Farmácia Artesanal encara a expansão como um desafio empolgante. “Os investidores sentem fazer parte de uma marca que é referência e com muita credibilidade nos mercados que atua, o que ajuda muito no processo de construção e fortalecimento da empresa.”

Sair da versão mobile