A população de Goiás conta com um acesso ampliado à realização de exames laboratoriais. De laboratório para laboratório, o negócio Lab-to-Lab mudou a medicina diagnóstica. Especializado no modelo de negócio B2B e referência na terceirização de exames para outros laboratórios da região, o Lab-to-Lab Pardini ampliou em 30% sua capacidade produtiva para os parceiros da região com a aquisição de novos equipamentos. O prazo de liberação dos resultados também diminuiu em mais de 50%. As melhorias são frutos de novos equipamentos automatizados de última geração, que funcionam 24 horas e com uso de inteligência artificial. Em maio de 2025, o volume de testes realizados no estado foi 55% maior do que no mesmo período do ano anterior. O mês foi encerrado com uma produção de exames 16% superior à registrada em abril deste ano. A capacidade atual é de 800 mil exames mensais.
Com a terceirização do serviço, a amostra é que viaja, e os pacientes não precisam mais se deslocar aos grandes centros urbanos. Detentor do Laboratório Padrão no estado, o Grupo Fleury conta com o Núcleo Técnico Avançado – uma planta produtiva de exames dedicada ao processamento de amostras vindas de outros 222 laboratórios em Goiás e 51 no Distrito Federal, localizados em 64 municípios do estado. São análises variadas, como a de glicose e outras que avaliam o funcionamento de órgãos como fígado, rins e coração; testes hormonais e de marcadores imunológicos; investigações do sistema imunológico e da presença de infecções, doenças autoimunes ou inflamatórias; hemogramas e avaliações sanguíneas para identificar anemias, infecções e leucemias; além de exames que ajudam no diagnóstico de distúrbios renais, metabólicos e sistêmicos.
Segundo o diretor de Negócios Lab-to-Lab do Grupo Fleury, Fernando Ramos, dentre os benefícios da terceirização de exames vale destacar a entrega mais rápida de laudos para os laboratórios, para os pacientes e para os médicos, além da expansão do portfólio de exames, principalmente exames de baixa, média e alta complexidade. “Há 30 anos, uma pessoa que estava no interior de Goiás, por exemplo, e precisava fazer um exame de alta complexidade, tinha que se deslocar até a capital, e muitas vezes até São Paulo, para fazer um exame de análise clínica. Hoje em dia isso, a terceirização permite à rede de parceiros uma oferta mais prática para o paciente e para o médico prescritor, bem como maior acesso à população.
O benefício impacta todo o percurso da amostra, desde o recolhimento em uma unidade laboratorial até a chegada do exame na área técnica para processamento e liberação do resultado. Para atender aos mais de 60 municípios de Goiás, com redução no prazo de entrega dos exames, a rede possui 25 rotas logísticas para recolhimento diário das amostras.
Relevância nos negócios do
Após a combinação de negócios entre os Grupos Pardini e Fleury, o Lab-to-Lab Pardini passou a ser uma unidade de negócio do Grupo Fleury dedicada ao mercado B2B, com a terceirização de exames para laboratórios parceiros. A Medicina Diagnóstica B2B, que inclui a prestação de serviços para laboratórios de diagnósticos (Lab-to-Lab) e em hospitais em todo o País, tem se destacado em relevância nos negócios da companhia.
O Grupo Fleury se posiciona como um dos maiores players de Lab-to-Lab do Brasil em termos de faturamento. A Medicina Diagnóstica B2B, que representa 23,5% da receita total do Grupo Fleury, teve crescimento de 43,5% no ano 2024, reflexo da boa performance do mercado Lab-to-Lab.
Números do B2B
- Quantidade de clientes: + de 8 mil clientes
- Volume de exames processados 2024: 186 milhões
- Volume da receita bruta 2024: R$ 1,958 bilhão
- Tamanho do portfólio: + de 9 mil testes
- Municípios atendidos: 2.200
- Rotas: 400 rotas logísticas cobrem todos os estados da federação e na maioria das regiões utiliza um modelo multimodal (carros, motocicletas, aeronaves comerciais, barcos e drones) para transporte de amostras biológicas mesmo em áreas de difícil acesso.
- KM percorridos diariamente: +126 mil (cerca de três voltas ao redor do globo terrestre)
- Áreas técnicas integradas: 13 Núcleos Técnicos
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi