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Habilidades tecnológicas continuam em alta no mercado

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A Udemy, plataforma de aprendizado e marketplace de habilidades, acaba de divulgar o relatório Índice Global de Aprendizado no Trabalho sobre o terceiro trimestre de 2024, destacando as habilidades profissionais e técnicas que crescem em procura, além das principais tendências de aprendizado nas organizações ao redor do mundo. O relatório, lançado trimestralmente, fornece insights sobre quais são as habilidades cada vez mais procuradas e ajuda as organizações a permanecerem à frente da concorrência enquanto lidam com mudanças na dinâmica da força de trabalho, uma transformação digital acelerada e necessidades crescentes nos seus setores.

No Brasil, as habilidades tecnológicas continuam sendo foco para as organizações e os seus funcionários, enquanto elas procuram acompanhar o ritmo acelerado da inovação. No terceiro trimestre, as cinco habilidades mais procuradas para a qualificação profissional foram:

• Gerenciamento de projetos (aumento de 59%)

• A linguagem SQL (aumento de 49%)

• O chatbot ChatGPT (aumento de 41%)

• O framework Scrum (aumento de 38%)

• O software Microsoft Power BI (aumento de 35%)

“Com os nossos clientes no Brasil, vemos um foco em tecnologias que são tendência e em gerenciamento de projetos entre os profissionais que buscam qualificação”, diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina. “Com a atual escassez de talentos na área de tecnologia no país, esses temas se tornaram prioridades para impulsionar o sucesso e a inovação.”

Além disso, em escala global, os seguintes temas chamaram a atenção no terceiro trimestre:

A produtividade pessoal está ganhando força: A força de trabalho global dá especial atenção ao aumento da produtividade e da eficiência, destacando a necessidade dos profissionais otimizarem os resultados dos negócios, mesmo que os recursos sejam limitados. A produtividade pessoal se destacou entre as dez habilidades profissionais mais procuradas no terceiro trimestre, registrando um aumento de 17% em comparação com o segundo trimestre.

Os profissionais têm adotado técnicas de gerenciamento de tempo: Há uma mudança cultural mais ampla, em que os profissionais procuram cada vez mais maneiras de se manterem competitivos e, ao mesmo tempo, manterem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Por isso, a gestão do tempo foi uma das habilidades mais populares entre os alunos no terceiro trimestre, com um aumento de 12%.

As empresas têm reforçado as suas habilidades de estratégia e liderança: Com as organizações entrando na temporada de planejamento para 2025, a estratégia de negócios e as habilidades de gestão são essenciais para profissionais que buscam progredir nas suas carreiras, com temas como estratégia de marketing (que teve um aumento de 26%), comunicação empresarial (aumento de 19%), gestão de produtos (aumento de 15%) e gestão de projetos (aumento de 12%) tendo ganhado popularidade entre os funcionários globais. Além disso, a inteligência emocional registrou um aumento de 12%, o que está alinhado com os esforços das organizações em promover melhores habilidades de liderança e dinâmica interpessoal.

• A corrida em direção à IA generativa e à automação começou: No setor global de tecnologia, as empresas têm priorizado habilidades que possam acelerar a automação, a tomada de decisões baseada em dados e a adoção da IA generativa. A administração de sistemas Linux foi a habilidade técnica que mais cresceu no terceiro trimestre, com um aumento de 36%, o que mostra que as empresas sentem a necessidade de adotar ferramentas que permitam a mudança para plataformas em nuvem. Além disso, a IA generativa (aumento de 26%) tornou-se uma das principais áreas de aquisição de habilidades na plataforma da Udemy, com forte crescimento. As habilidades relacionadas à certificação AWS Certified Data Engineer (aumento de 25%) mostram a priorização do aproveitamento de dados e da IA para automação contínua.

Além das tendências globais para a força de trabalho, o relatório destaca as habilidades que são procuradas pelos funcionários de setores como o de serviços terceirizados, o de serviços financeiros e o de serviços de consultoria:

• Os serviços terceirizados têm buscado aprimorar as habilidades em gerenciamento e automação de projetos: O setor de serviços terceirizados tem aprimorado tanto as habilidades de gerenciamento de projetos quanto as habilidades de automação, com o objetivo de gerenciar projetos de maneira mais eficaz. Os alunos também procuraram aprender mais sobre ferramentas técnicas que são tendências, como o Blazor (aumento de 82%) e o Microsoft Copilot (aumento de 62%).

• Os serviços de consultoria têm adotado tecnologia empresarial: Ferramentas que são tendências podem capacitar as equipes para acelerar projetos, além de estimular conjuntos de habilidades que dão suporte a uma variedade de funções internas. Habilidades técnicas relacionadas ao Oracle Cloud (aumento de 66%) e ao Oracle Integration Cloud (aumento de 65%) têm crescido em procura no setor de serviços de consultoria. De acordo com a plataforma de inteligência de mercado AlphaSense, os clientes procuram cada vez mais consultores que possuam visão estratégica e conhecimento técnico.

• Os serviços financeiros têm investido em soft skills: As empresas do setor de serviços financeiros têm se concentrado no desenvolvimento das soft skills necessárias para uma gestão de mudanças eficaz. As organizações têm priorizado cada vez mais cursos de formação de gestores (aumento de 68%), além de habilidades profissionais centradas nos funcionários, como desenvolvimento de carreira (aumento de 98%), gestão de conflitos (aumento de 74%) e inteligência emocional (aumento de 40%).

Pensando no futuro: Adoção de estratégias baseadas em habilidades para promover a agilidade da força de trabalho em 2025

O ano de 2025 será essencialmente de mudanças e a Udemy continuará mostrando as principais tendências de aprendizado nos seus eventos anuais FWD em 2024, eventos em que líderes podem trocar ideias sobre a criação de experiências interessantes de aprendizado. Esses eventos mostram como as organizações podem impulsionar o futuro do trabalho e fazer a transição para uma abordagem de aprendizado baseada em habilidades, com o objetivo de aumentar a agilidade da força de trabalho, impulsionar a inovação e alcançar o crescimento sustentável. Também nesses eventos é mostrada uma prévia das inovações de IA generativa da Udemy na Intelligent Skills Platform. O evento FWD para a América Latina aconteceu em outubro em São Paulo, quando mais de 100 profissionais de organizações líderes da região se reuniram para discutir as principais tendências do futuro do trabalho para 2025.

Para fazer parceria com a Udemy Business e aprimorar as habilidades da sua organização, visite.

Metodologia

O Índice Global de Aprendizado no Trabalho da Udemy usa dados de milhares de clientes da Udemy Business no mundo todo. Os dados locais são baseados nos países que estão associados a cada empresa. Os dados de habilidades comparam o consumo de cursos da coleção da Udemy Business no segundo trimestre de 2024 ao consumo no terceiro trimestre de 2024. Os cursos estão associados a um ou mais temas, com no máximo cinco temas por curso. As habilidades que são tendências no relatório são baseadas nesses temas. Se um curso abrange vários temas, os minutos de consumo são divididos igualmente entre todos os temas associados ao curso.

Sobre a Udemy

A Udemy transforma vidas por meio do aprendizado, garantindo que todos tenham acesso às habilidades mais recentes e relevantes. Por meio da plataforma Udemy Intelligent Skills e de uma comunidade global de instrutores diversificados e experientes, milhões de alunos adquirem experiência numa ampla gama de habilidades técnicas e profissionais, desde IA generativa até liderança. O marketplace da Udemy oferece aos alunos milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas e uma variedade de soluções para atingir os objetivos desses alunos. A Udemy Business capacita as empresas a oferecer aprendizado sob demanda para todos os seus funcionários, aprendizado imersiva para equipes de tecnologia por meio da Udemy Business Pro e aprendizado em grupo para líderes por meio da Udemy Business Leadership Academy. Entre os clientes da Udemy Business, estão a FenderⓇ, o Glassdoor, a On24, o Banco Mundial e a Volkswagen. A Udemy tem sede em São Francisco, com escritórios em Austin e Denver (nos Estados Unidos), Ancara e Istambul (na Turquia), Dublin (na Irlanda), Melbourne (na Austrália) e Chennai, Gurugram e Mumbai (na Índia).

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