Rondonópolis Empresas (MT) – De uma receita compartilhada, nasceu Harinas Vilu, empresa genuinamente cuiabana, do ramo alimentício que aos poucos em meio a pandemia, vem expandindo e conquistando o mercado regional com as farofas premium prontas. Idealizada por Andreia Steell, a marca tem uma proposta diferenciada, onde os produtos levam sal rosa, gordura animal – o que proporciona uma experiência única para o consumidor final.
Com uma história peculiar, Andreia sempre teve tato para vendas, vendia produtos da fazenda na feira do condomínio onde mora em Cuiabá. Formada em Direito, vivia em meio ao financeiro e departamento pessoal das empresas da família antes de abrir o negócio próprio. Porém a visão falou mais e a levou a buscar seu próprio negócio. A receita da farofa veio como um presente, conta Andréia, mas claro que tem o toque especial da empreendedora que agregou ainda mais valor ao produto e hoje possuem textura, aroma e sabor crocante sem igual.
Como todo empreendedor, antes de expandir, testou o produto com amigos, professores das filhas, onde devido o grande sucesso, deu um passo adiante e resolveu investir e há dois anos abriu a empresa.
Veio a pandemia
Depois de montar a estrutura e contratar funcionários, a empresa sofreu seu primeiro baque com apenas alguns dias de funcionamento: o início da pandemia de Covid-19, em 2020. “Eu falei ‘o que eu vou fazer com os funcionários que eu contratei? Todo mundo confiou em mim, mãe e pai de família…’”, diz a empreendedora. A pandemia afetou também o fornecedor de embalagens, que não pôde entregar por falta de matéria-prima. O jeito foi adaptar com embalagens transparentes e etiquetas para que assim pudesse oferecer no comércio local. Com uma marca recém-criada, embalagens improvisadas e a correria da pandemia, introduzir a Harinas Vilu no mercado não foi fácil.
“Não tínhamos acesso à supermercados porque ninguém aceitava aquele tipo de embalagem. Alguns mercados menores nos bairros e açougues abriram as portas para a gente”, conta Andreia.
Depois de mais de um ano de pandemia e de empresa em funcionamento, as dificuldades não impediram Andreia de persistir no negócio e de expandir o leque da Harinas Vilu.
Atualmente a empresa emprega cerca de dez funcionários e usa em sua maioria, ingredientes provenientes da agricultura familiar e de pequenos produtores regionais. O primeiro produto da marca a conquistar o mercado foi a farofa de alho tradicional; em seguida veio a farofa de apimentada, que leva pimenta dedo de moça desidratada. Ambas fazem parte da linha Premium da marca, com ingredientes selecionados e embalagem especial com dupla camada, que preserva mais o sabor e a durabilidade da farofa, por levar a gordura animal, o produto não pode ter contato com a luz, pois perde seus diferencias textura, corânica e aroma e claro o sabor.
A marca tem uma linha completa, com valor mais acessível e sem produtos de origem animal, já que leva o óleo vegetal no lugar da gordura animal. Hoje a linha vende à granel para restaurantes. A expansão do catálogo veio com a comercialização de algumas das matérias-primas das farofas – como a farinha de mandioca flocada e o alho laminado desidratado – e produtos in natura, como alho descascado e cebola fatiada, também voltada para estabelecimentos. A Harinas Vilu ainda prepara o lançamento da linha própria de temperos.