*Por Gabriel Mariano, Gerente de Produto e Desenvolvimento da ASSA ABLOY Controle de Acesso
O aumento constante dos assaltos a caminhões nas rodovias brasileiras tem gerado grande preocupação entre os transportadores e caminhoneiros. Somente em 2023, a Polícia Rodoviária Federal já registrou mais de 300 casos desse tipo de crime.
O roubo de carga no Brasil é uma preocupação constante, conforme dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), que registrou um prejuízo estimado de R$ 1,2 bilhão. A região Sudeste concentra a maioria dos casos, representando 85,18% das ocorrências, seguida pelas regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%).
Frente a esse cenário alarmante, a busca por soluções inovadoras ganha destaque, especialmente aquelas que empregam tecnologia avançada no setor de segurança. Um cadeado desenvolvido pela ASSA ABLOY Controle de Acesso é uma dessas soluções. Com design robusto, o dispositivo utiliza tecnologia de ponta para oferecer resistência mecânica e durabilidade.
A construção em latão maciço e haste em aço cementado do cadeado atende aos padrões de segurança de nível Alto (6) da norma ABNT NBR15271. Sua classificação IP66 de resistência a poeira e água assegura sua eficácia em diversos ambientes. A versatilidade do modelo é evidente, especialmente com a recente adição da versão haste Longa, permitindo sua aplicação em caminhões, contêineres e outras necessidades no setor de transporte e logística.
No aspecto eletrônico e de software, a empresa teve uma preocupação especial. O protocolo de comunicação seguro baseado em chaves criptográficas AES-256 reforça a confiabilidade e robustez dessa solução, reconhecida como padrão pelo governo federal dos Estados Unidos.
O protocolo Vault Air simplifica a integração com sistemas de controle de acesso, alarme, rastreamento de veículos e outras aplicações, proporcionando uma transição suave de cadeados tradicionais para eletrônicos. O sistema de controle de acesso Vault Next oferece uma gestão centralizada de permissões de acesso, logs e relatórios, impulsionando a transformação digital das empresas e garantindo maior eficiência e segurança.
Além de eliminar o risco de cópias não autorizadas de chaves, o dispositivo também se destaca na prevenção contra tentativas indevidas de acesso digital. A comunicação criptografada conforme os protocolos AES-256 assegura que dados e informações permaneçam protegidos contra olhares não autorizados.
Diante desse contexto, a combinação de design robusto, tecnologia de ponta e a integração eficaz de sistemas eletrônicos de segurança representam um avanço significativo na busca por soluções mais eficientes contra o roubo de carga.