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Instituto Gourmet Brasil foca expansão no Estado de Goiás

(Divulgação)

Goiânia Empresas (GO) – Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae de Goiás, o estado é o 4º no ranking de urbanização, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com 90,3% de sua população na zona urbana. A urbanização e o crescimento de número de habitantes nas cidades geram necessidades, levando uma reação onde diversos negócios são beneficiados, como o setor de franquias.

Considerado um dos segmentos que mais cresce em território nacional, o setor de franchising mostra bons resultados também em Goiás. Dados da Associação Brasileira, no primeiro trimestre de 2022 o Estado conta com mais de 5.300 unidades, sendo que 8,3% são do segmento de serviço educacionais.

Sabendo desse mar azul para investimentos, o Instituto Gourmet Brasil, maior rede de franquias de ensino profissionalizantes em gastronomia, foca sua expansão para a região. Segundo a gerente de expansão da marca, Patricia Rocha, os municípios de Novo Gama, Senador Canedo, Catalão e Itumbiara, entre outros, apresentam viabilidade de consumo e rentabilidade, possuindo grandes possibilidades de um excelente desempenho no negócio.

“Com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor, densidade na região, polos geradores e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta.

Hoje as franquias do Instituto Gourmet Brasil, estão abrangendo cidades a partir de 60 mil habitantes, no modelo Slim, as unidades terão em média 110m² e uma sala de aula. “Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua.

A expectativa da rede é de crescer 30% com o novo modelo de negócio.

“2021 foi um ano bastante desafiador e de grandes aprendizados para o Instituto Gourmet Brasil, para 2022 estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.

Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet Brasil foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.

Em 2021, a marca apontou um crescimento de 50% no sell-out da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o crescimento de 80% em unidades ativas.

Hoje são mais de 130 unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Slim é preciso investir R$ 220 mil com faturamento médio de R$ 54 mil e lucratividade média de 30%.

Sobre o Instituto Gourmet Brasil

O Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.

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