Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, uma doença ocupacional reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo, ficando atrás apenas do Japão. A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico, mental e emocional causado pelo estresse crônico no trabalho. Ela pode causar tanto queda na produtividade, quanto aumento nas faltas ou afastamentos. As empresas que não estão preparadas para lidar com essa situação acabam tendo um aumento no número de rotatividade da equipe.
No Brasil, a contratação de psicólogos por empresas para tratar a saúde mental dos funcionários não é obrigatória por lei, mas é um grande investimento já que pode ajudar a reduzir o Burnout, a rotatividade de funcionários e a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Qualquer pessoa, independentemente da posição ou hierarquia dentro de uma organização, pode enfrentar esse problema em algum momento da carreira. Por isso, as organizações precisam criar um local humanizado, empático e verdadeiramente acolhedor, capaz de proporcionar satisfação profissional aos seus funcionários.
Dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP), atualizados em agosto deste ano, apontam que o país tem mais de 540 mil psicólogos cadastrados na entidade. Com as pessoas estando cada dia mais preocupadas com o bem-estar emocional e psicológico, a procura por psicólogos cresceu, pois as pessoas necessitam de ajuda para lidar com seus conflitos, precisam enfrentar preconceito ou mesmo a negação à condição clínica. Para o Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), a psicologia precisa ir além de um padrão ou de um roteiro muito estruturado, precisa ter uma abordagem humanista, existencialista e fenomenológica na promoção da saúde, para promover o bem-estar e o desenvolvimento humano em contextos institucionais, que visa estudar a essência e a manifestação dos fenômenos, ou seja, aquilo que se pode perceber através dos sentidos.
A Pós-graduação em Psicologia Humanista Existencial e Fenomenológica do IPOG tem como objetivo capacitar profissionais de psicologia para atuarem de forma ética e competente tanto na prática clínica, quanto no contexto organizacional, integrando as abordagens humanista, fenomenológica e existencial, promovendo estratégias de prevenção e intervenção, centradas na pessoa e na experiência subjetiva.
“A síndrome de Burnout faz parte das doenças ocupacionais, cada vez mais comuns na área organizacional. A falta de suporte e referência começa a atrapalhar ou adoecer desde o processo de contratação. É uma premissa básica, a relação de saúde no ambiente de trabalho para que o colaborador consiga se sentir saudável e produtivo a partir de quem ele é. Validar esse colaborador nas suas identidades, naquilo que para ele é essencial, é muito importante. E as teorias humanistas fenomenológicas nos trazem isso como base”, afirma Caio Fábio Martins, coordenador do curso de Psicologia Humanista do IPOG.
A pós em Psicologia Humanista oferece a profissionais da psicologia, que buscam compreender uma visão humanista existencial, com aplicações práticas à clínica, uma perspectiva mais humana, compreensiva, acolhedora e que caminhe em paralelo a uma visão mais filosófica. Com carga horária de 432 horas e um total de 12 módulos, as aulas foram programadas tanto online quanto ao vivo, via plataforma Zoom. As atividades práticas no Ambiente Virtual acontecem utilizando o modelo de Sala de Aula invertida. Trata-se do estudo do conteúdo organizado pelo professor, com a realização de atividades de ancoragem e preparatórias que envolvem cases temáticos e aplicação de ferramentas, potencializando a aprendizagem e retenção do conteúdo durante as aulas ao vivo. As aulas acontecem em um final de semana por mês, em três dias consecutivos – sextas das 18h às 23h, sábado das 08h às 19h e domingo das 08h às 13h.
Os interessados na Pós em Psicologia Humanista Existencial e Fenomenológica podem entrar no link https://ipog.edu.br/curso/pos-psicologia-humanista-existencial-e-fenomenologica?utm_source=site&utm_medium=materia&utm_campaign=STGNEWS&utm_term=mktgo&utm_content=psicologia_humanista e falar com um dos consultores.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi