Ícone do site STG News

Jabuticaba: conheça o poder da fruta tipicamente brasileira

Crédito: Divulgação/ Oba Hortifruti

Genuinamente brasileira, a jabuticaba é rica em nutrientes que fazem muito bem para a saúde. Fonte de vitaminas C, E e do complexo B, fibras, ferro, potássio, selênio, quercetina e taninos, tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que a fruta também tem antocianinas, que dão a cor roxa característica e são conhecidas por ajudar a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

“A jabuticaba pode ser encontrada entre os meses de agosto e novembro, e é em sua casca onde há maiores teores de nutrientes e muitos compostos fenólicos, que já demonstraram auxiliar na prevenção de doenças como câncer, além de enfermidades neurológicas e outras doenças crônicas não transmissíveis. Esses compostos, pelo poder antioxidante, têm efeito protetor aos danos causados pelos radicais livres às células”, explica Thamires.

A fruta também tem baixo valor calórico. Em 100g, existem apenas 45 calorias. “Ela pode ser uma forte aliada no emagrecimento, pois ajuda a promover a sensação de saciedade”, diz a especialista.

A nutricionista lista alguns benefícios da jabuticaba:

Promove boa saúde mental: os antioxidantes antocianinas e taninos ajudam a proteger as células do sistema nervoso.

Regula a glicemia e auxilia diabéticos: a fibra modula a absorção de açúcares e ajudam a manter estáveis os níveis de glicose no sangue.

Reduz o colesterol ruim: a ingestão de fibras da fruta contribui para diminuir os níveis de colesterol LDL no sangue.

Regula a pressão arterial: rica em potássio, auxilia na eliminação do excesso de sódio do organismo e favorece a saúde das artérias e a circulação do sangue. Seu efeito antioxidante e anti-inflamatório reforça essa ação e contribui para prevenir a hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Ajuda a prevenir lesões musculares: as substâncias anti-inflamatórias, incluindo as antocianinas e a vitamina C, auxiliam na recuperação muscular pós-exercício.

Fortalece o sistema imunológico: é fonte de zinco, essencial para o desenvolvimento de células de defesa do organismo, o que garante uma melhor resposta imunológica.

Melhora o funcionamento do intestino: as fibras presentes na jabuticaba auxiliam no trânsito intestinal correto e na prevenção de constipação.

Ajuda a perder peso: com baixo valor calórico e rica em fibras, promove a sensação de saciedade e ajuda a controlar a vontade de comer.

A dica para aproveitar todos os nutrientes e se beneficiar das propriedades é consumir a fruta com a casca. “Para quem acha muito amargo, a opção é comer a polpa branca que é mais molinha e doce e fazer um chá ou suco com a casca”, ensina Thamires.

Integrar a jabuticaba à rotina alimentar é uma forma gostosa e nutritiva de proporcionar um bem-estar geral ao corpo. Além do consumo in natura, em sucos e chás, a nutricionista dá dicas de como usar a fruta em outras receitas.

2 xícaras de chá de jabuticaba

1/2 xícara de chá de óleo

3 ovos

1 xícara de chá de açúcar refinado ou demerara

2 xícaras de chá de farinha de trigo ou farinha de aveia

1 colher de sopa de fermento químico em pó

1 colher de sopa de amido de milho

Modo de preparo:

Em um liquidificador, coloque o óleo, o açúcar, as jabuticabas inteiras, os ovos e bata por cerca de 3 minutos. Em uma vasilha, coloque a farinha, o amido, o fermento e despeje a mistura do liquidificador. Misture delicadamente até a massa ficar homogênea. Transfira para uma forma untada e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 45 minutos.

500g de jabuticaba

100ml de água

2 colheres de sopa de açúcar ou adoçante xilitol

200ml de leite ou bebida vegetal

1 colher de sopa de leite condensado

1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo:

Higienize as jabuticabas e coloque as frutas com casca em uma panela. Adicione o xilitol ou açúcar e a água. Leve para o fogo médio e deixe cozinhar. Mexa por 20 minutos ou até reduzir o volume. Deixe amornar, transfira para um liquidificador e bata até misturar bem. Adicione o leite ou bebida vegetal, o leite condensado e a baunilha. Bata até ficar homogêneo. Despeje em um recipiente e leve ao congelador por 6 horas. É só servir!

1kg de jabuticaba

1 litro de água

1 xícara de chá de açúcar cristal

Modo de preparo:

Lave as jabuticabas e transfira para uma panela grande, cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo para médio, conte 15 minutos e mexa de vez em quando até a água adquirir a coloração roxa e as jabuticabas murcharem e estourarem. Durante esse período, com uma colher, retire a espuma que se formar na superfície. Coe a jabuticaba cozida, pressionando levemente com uma espátula para extrair toda a polpa e líquido do cozimento. Volte o líquido do cozimento coado para a panela e adicione o açúcar. Misture com uma espátula e volte ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e cozinhe por cerca de 50 minutos. Mexa de vez em quando com a espátula até o líquido começar a espumar e mudar de coloração — ele fica com um tom roxo avermelhado intenso. Depois que espumar, conte 1 minuto. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e espere esfriar completamente antes de levar para a geladeira por pelo menos 24 horas antes de servir.

7 colheres de sopa de maisena

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

50g de coco ralado

1 vidro de leite de coco (200ml)

1 xícara de chá de geleia de jabuticaba

5 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Dissolva a maisena no leite em uma panela grande. Acrescente o leite condensado, o coco e o leite de coco, e leve ao fogo baixo. Mexa até engrossar. Retire do fogo, despeje em uma forma média de buraco no meio, umedecida com água, e deixe esfriar antes de levar à geladeira por 2 horas.

Para a calda, dissolva a geleia na água.

Desenforme o manjar, regue com a calda e sirva!

_______________________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile