Ícone do site STG News

Livrarias apostam na experiência para atrair público

Divulgação

As pessoas aprenderam a comprar seus livros de forma digital e as grandes plataformas realmente conquistaram seu público. Apesar disso, as livrarias físicas apresentam bons resultados com a aposta na experiência para continuar a manter seus leitores fiéis. Pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, mostra que as promoções e a praticidade das vendas online chamam a atenção da maioria dos leitores, mas a mesma pesquisa revelou que 56% dos entrevistados compraram apenas livros físicos, enquanto 14% adquiriram somente digitais. Além disso, 30% optaram por ambos os formatos.

A proprietária da Livraria Nobel Bougainville, Scylene Britto, comenta que vem investindo na convivência, na curadoria e em eventos como lançamento de livros. “Mesmo usando os livros eletrônicos, as pessoas nunca deixaram o de papel. Existe um fascínio pelo livro físico e pela experiência também de frequentar a livraria. Estamos há 16 anos no mesmo shopping e percebemos que recentemente o interesse pelos livros tem aumentado, principalmente dentre os adolescentes. Aumentaram também os grupos de leitura, algo que inclusive incentivamos aqui na Nobel como mais uma experiência de troca”, comenta.

Após um período de retração nos anos anteriores, o comércio de livros no Brasil realmente está apresentando sinais de crescimento em 2025, tendência iniciada em 2024. No 13º Painel de Varejo de Livros, referente ao período de 2 a 29 de dezembro de 2024, por exemplo, o volume de livros vendidos aumentou 18,92%. Com a proximidade do Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro, é importante refletir sobre o acesso ao livro e sobre o incentivo ao hábito de leitura em todas as idades.

Clube de Leitura

“Estamos atentos às experiências de compras dos nossos consumidores e incentivamos eventos culturais, por isso criamos, em parceria com a Livraria Nobel, o Clube de Leitura do Bougainville. Projeto que foi sucesso desde o início e que deve surpreender a cada nova edição”, explica Diego Camelo, gerente de marketing do shopping. Os leitores se reúnem todos os meses para trocar ideias, experiências e emoções que nascem das páginas de um bom livro.

A leitora participante do grupo do livro, Lívia Rizzo, conta que já havia participado de outros clubes de leitura, mas que está gostando muito desta experiência por se tratar de um grupo mais eclético, o que tornou a proposta ainda mais interessante. “Além da diversidade humana há também a mediação da Carol Morais e a curadoria dos livros, que, ao congregarem olhares distintos, ampliam o campo de reflexão e isso é valioso”, conclui ela.

____________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile