O chairman do Lide Global e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2003 – 2007), Luiz Fernando Furlan, será um dos palestrantes da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), no dia 28 de agosto, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Após a cerimônia de abertura, com a presença de autoridades dos Estados que compõem o Consórcio Brasil Central, Furlan conduzirá a palestra magna do evento, que tem como tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”.
Durante sua participação, o ex-ministro comentará sobre o atual cenário econômico, oportunidades para o Brasil na área ambiental, olhar sobre o comércio exterior e a participação do agronegócio nesse cenário. Furlan também participará, no dia anterior à palestra, em 27 de agosto, de um jantar para autoridades e convidados, no Palácio das Esmeraldas, promovido pela organização da Feira e pelo Governo de Goiás. A Ficomex tem entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site.
Cenário econômico do Brasil
Na opinião de Furlan, “o Brasil vai bem”. Ele aponta que os indicadores mostram crescimento econômico, o desemprego tem caído bastante, saldo da balança comercial é positivo e as exportações estão ativas. Uma conjunção de fatores que, segundo o ex-ministro, aponta que o País está caminhando positivamente. “Mesmo o desmatamento está diminuindo. Sou otimista, temos a questão do custo-brasil, dos impostos, que pesam, tiram a competitividade, mas reformas estão caminhando e espero que estimulem os negócios”.
Oportunidade
Para Furlan, o Brasil tem a oportunidade de ser protagonista em diversas áreas, entre elas a questão ambiental, com destaque para o tema da descarbonização. “Temos excelentes trunfos para mostrar para o mundo e atrair recursos. Neste momento, o Brasil preside o G20, será o presidente temporário dos BRICS, e ano que vem teremos a COP 30, em Belém (PA). A atenção do mundo estará voltada para o protagonismo do Brasil. O nosso País também está entre os primeiros em uso de energia limpa, em bioenergia, e temos compromisso em frear o desmatamento”, completa.
Comércio Exterior
O ex-ministro acredita que a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem feito um excelente trabalho. Para desenvolver ainda mais o comércio exterior, ele indica que ainda é preciso levar mais empresas para conhecer o mercado de outros países. “Não podem se conter com o mercado regional, precisam ser levados para abrirem os olhos. Por isso, a importância de eventos, feiras, como a Ficomex, para que conheçam o mundo, viajem. Há um grande espaço para ser percorrido”. Furlan explica que, na visão dos consumidores de fora, existe um alto nível de exigência para a compra de produtos, que envolvem preocupações ambientais, sustentabilidade e a valorização da natureza. “Estão dispostos a pagar mais caro por esses produtos, se alcançarmos essas exigências, o que é possível para o Brasil. Essas demandas podem ser uma barreira para exportar, mas também são oportunidades para adequação e expansão do mercado”.
Brasil Central
Luiz Fernando Furlan destaca que a região Brasil Central, em especial Centro-Oeste, tem atraído bilhões de investimentos, impulsionada pelo agronegócio. “Costumo dizer que o agronegócio faz o dinheiro girar. Mesmo se estivermos falando de produto básico, há compras nas cidades, geração de empregos. O agro vai muito bem. Participo de eventos com governadores do Brasil Central e saio entusiasmado pelo nosso País”.
Quem é Luiz Fernando Furlan
É chairman do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. É brasileiro, empresário, engenheiro químico e administrador de empresas, com especialização em Administração Financeira. Atualmente atua como membro do Conselho de Administração da BRF S.A. e da Telefônica Brasil S/A. Foi ministro de Estado no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de 2003 a 2007, e foi presidente do Conselho de Administração da Sadia S.A., e copresidente do Conselho de Administração da BRF S.A.
Ficomex 2024
A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras, rodadas de negócios e workshops sobre as áreas temáticas.
A Ficomex é promovida pela Acieg, por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás e do Consórcio Brasil Central. São patrocinadores da Ficomex: Sicoob Unicentro, Iest Group, Alibaba, Antares Aeroporto, Unimed Goiânia, Porto do Açu, AHL Agro, Lunding Mining, São Salvador Alimentos, OCB-GO, Equatorial Energia, Soluti/Everest, Grupo José Alves, Porto de Suape, Caixa Econômica Federal, Apex Brasil e Correios – Governo Federal.
Serviço – Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)
Data: 27 a 29 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO) – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia (GO)
Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)
Correalização: Governo de Goiás
Mais informações aqui
___________________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi