Pelo quarto ano consecutivo, a Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, integrará a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 (Bolsa de Valores do Brasil), que chega à sua 19ª edição em 2024. A nova carteira irá vigorar a partir de 2 de janeiro de 2024 e será composta por 78 ações de companhias de diferentes segmentos. A Marfrig obteve 100% de aproveitamento na avaliação qualitativa das evidências solicitadas pela B3.
O ISE é um dos mais importantes reconhecimentos de governança e gestão corporativa do mercado, que avalia o desempenho das empresas de capital aberto, listadas na B3, sob o aspecto das melhores práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). A Marfrig passou a fazer parte do indicador de desempenho em dezembro de 2020.
Em relação à 18ª carteira do ISE, a Marfrig evoluiu especialmente nos pilares Governança Corporativa e Alta Gestão; Meio Ambiente; Modelo de Negócios e Inovação.
“A permanência em um índice tão significativo como o ISE reforça o comprometimento e os esforços contínuos da Marfrig em adotar práticas sustentáveis em todos os âmbitos. Estamos conscientes de que a busca pela sustentabilidade não é apenas uma tendência de mercado, mas uma necessidade imprescindível em um mundo que enfrenta desafios ambientais e sociais cada vez mais complexos. A Marfrig segue com inovação e aprimoramento de suas práticas, de forma a contribuir de maneira positiva e sustentável para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.
ICO2
A Marfrig continua a integrar a carteira do ICO2 (Índice de Carbono Eficiente) da B3, em 2023, pelo quarto ano consecutivo. O índice é composto por ações das companhias que adotaram práticas transparentes com relação às suas emissões de gases efeito estufa para uma economia de baixo carbono. A composição da 13ª carteira do ICO2 entrará em vigor no próximo quadrimestre de 2024.
Rankings
A Marfrig é referência em rankings e relatórios referentes a práticas ESG em todo o mundo, a exemplo do índice Coller FAIRR Protein Producer Index 2023/2024 – entre as empresas de proteína bovina – a Marfrig obteve a liderança e foi a única classificada como de baixo risco em sustentabilidade. A companhia conquistou o 4º lugar entre as 60 maiores empresas globais de proteína animal. A FAIRR Initiative é uma rede colaborativa sediada em Londres composta por mais de 370 investidores internacionais e 70 trilhões de dólares em ativos sob gestão, com objetivo de aumentar a conscientização sobre riscos e oportunidades em ESG. O índice auxilia grandes investidores na tomada de decisões com base em critérios de sustentabilidade.
Já na lista da organização CDP (Disclosure Insight Action), a Marfrig foi a empresa com melhor avaliação na gestão de recursos naturais entre as indústrias de alimentos de origem animal presentes na lista de 2022 (divulgada em 2023). Cerca de 18,7 mil empresas do mundo foram avaliadas. O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos considerada a principal iniciativa do setor financeiro em relação a mitigação das mudanças climáticas. Funciona como um banco de dados corporativo para empresas e cidades, com medição, divulgação, gerenciamento e compartilhamento de informações sobre meio ambiente, mudanças climáticas e outros aspectos da gestão sustentável. A Marfrig recebeu nota “A-” para cada um dos três quesitos avaliados pelo índice: mudanças climáticas, florestas (para commodities de pecuária) e segurança hídrica. O CDP utiliza uma metodologia própria, com classificações de “A” a “D-”, com base nas melhores práticas ambientais.