Ícone do site STG News

Mato Grosso do Sul está em 6º lugar em ranking de competitividade

(Foto: Semagro)

Campo Grande Empresas (MS) – Mato Grosso do Sul está entre os 10 melhores estados do país no Ranking de Competitividade do CLP (Centro de Liderança Pública) divulgado nesta quinta-feira (17). Dos 10 indicadores da 9ª edição da classificação o Estado garantiu as melhores posições em seis.

O Ranking de Competitividade avalia indicadores como infraestrutura, capital humano, sustentabilidade social, segurança pública, inovação, sustentabilidade ambiental e potencial de mercado.

Comparado a 2019, o Estado avançou posições nos indicadores de inovação, subindo do 8º para o 5º lugar e de capital humano indo da 17ª direto para a 10ª colocação no ranking.

A classificação entre os dez melhores veio em sete dos dez indicadores que compõem o ranking. Em infraestrutura e segurança pública o Estado se classificou em 6º, lugar, sustentabilidade social em 7º, inovação em 5º, sustentabilidade ambiental em 9º e potencial de mercado na 8ª posição.

Nos outros indicadores, MS se classificou em  10º em Capital Humano, 11º em Eficiência na Máquina Pública, 12º em Educação e 15º em Solidez Fiscal.

Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Correa Riedel, que representou o governo Reinaldo Azambuja, no evento as iniciativas de gerenciamento de recursos públicos e o cuidado com a saúde foram fundamentais para a classificação.

“A metodologia de gestão adotada pelo Governo do Estado resultou no avanço dos indicadores de competitividade e isso se mantém. A pandemia traz uma série de consequências, mas o Governo do Estado de MS ao adotar protocolos na iniciativa privada, desde o início, conseguiu manter as atividades econômicas”, disse Riedel.

O secretário ainda falou da importância do agronegócio na manutenção de empregos. “A atividade econômica não sofreu tanto, está vivendo um bom momento e opera com em baixa densidade demográfica. A nossa recuperação, em relação ao coronavírus, deverá ser mais rápida”, completou.

Sair da versão mobile