O futuro do desenvolvimento de pessoas será pautado por tecnologia, e sabendo disso a Acelere Consultoria lançou um agente de inteligência artificial que irá interagir com as lideranças por meio do aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp), para reforçar os insights pós-treinamento, apoiar a aplicação do conteúdo no dia a dia e apoiar tomadas de decisões.
O objetivo é desenvolvimento e apoio ao líder. A ferramenta envia check-ins a partir de 48 horas após o curso, faz perguntas de reflexão, lembra dos prazos de feedbacks e outras reuniões, sugere roteiros práticos para solução de problemas usando conteúdos pré-aprovados pela própria empresa, alinhados as políticas e cultura de cada empresa.
O objetivo é dar cadência às conversas de gestão, desenvolver os líderes e desafogar as áreas de Recursos Humanos de demandas repetitivas, sem renunciar a governança e segurança. O RH tem acesso à ferramenta e recebe relatórios consolidados com indicadores de engajamento, temas recorrentes e aderência ao aprendizado, mas sem acesso às conversas individuais entre o líder e a inteligência artificial (IA) – garantindo confidencialidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Treinamento só vira resultado quando encontra rotina. Logo, o agente lembra na hora certa, provoca a reflexão e quando o líder precisa de ajuda, oferece caminhos previamente aprovados pela empresa. A tecnologia organiza as informações e o processo; as decisões continuam com líderes e RH”, afirma a diretora da Acelere, Lorranny Sousa.
“Esta não é mais uma plataforma para o colaborador aprender a usar, mas sim um agente que te ajuda e desenvolve no aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp), como e quando você quiser. E não substitui pessoas, já que combina a inteligência artificial com diretrizes da empresa e acompanhamento do RH, para sustentar a mudança de comportamento, reforçando o trabalho da área de desenvolvimento, desempenho e Business Partner. A Acelere Mentoria IA está disponível para demonstrações e implementação por etapas, com configuração de diretrizes e valores conforme a realidade de cada cliente”, destaca Lorranny.
Como funciona
• Atendimento proativo: o líder recebe mensagens no aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp) a cada 48 horas (ou em janelas definidas pelo RH), com perguntas ou provocações, lembretes de prazos para feedback e outras tarefas e pílulas de conhecimento.
• Conteúdo pré-aprovado: as referências seguem diretrizes internas (políticas, manuais e valores) definidas pelo cliente.
• Atendimento responsivo: a medida que os líderes possuem dúvidas reais, IA conduz a conversa com perguntas até entender o real problema, oferecendo solução consistente e com ferramentas, o que contribui para o apoio na tomada de decisão e desenvolvimento do líder.
• Governança e privacidade: dashboards e gráficos mostram tendências e aderência, ajudando a definir intervenções que vão favorecer processos, clima e cultura; conversas individuais não são expostas.
Sobre a Acelere
Criada em 2018, a Acelere atua no desenvolvimento de pessoas e organizações, por meio de práticas eficazes de gestão de pessoas e desenvolvimento humano. A empresa oferece treinamentos, consultorias e mentorias – presenciais e online – com métodos validados que apoiam empresas no desenvolvimento de profissionais de RH, lideranças, times de atendimento e vendas. Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Escritório em Goiânia, Palmas, Brasília e São Paulo.
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