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Mercado Livre antecipa Black Friday e espera aumento de 20% nas vendas

(Crédito da foto: Mercado Livre/Reprodução)

Como outras empresas de varejo e comércio eletrônico, o Mercado Livre já começou a antecipar ofertas da Black Friday. A estreia da seleção do Brasil na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, véspera da sexta-feira de promoções, tem feito as companhias se movimentarem para adiantar parte das vendas, em especial a de produtos ligados ao mundial, como aparelhos de TV. A diretora de marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff, confirmou a expectativa de antecipação já para este mês de outubro de compras estimuladas pela Copa do Mundo.

Para ela, os jogos do Brasil no mundial devem trazer pausas nas compras. No entanto, Rueff acredita que a antecipação da Black Friday não representa diminuição de consumo. A expectativa é de alta de 20% nas vendas da Black Friday de 2022, em relação à mesma data do ano passado. A plataforma prepara ainda promoções específicas para os dias de jogos.

Segundo a executiva, o selo de descontos de Black Friday começam a aparecer apenas em novembro, mas a partir de agora já é possível encontrar cupons da campanha de “aquecimento” para a data. A empresa vai disponibilizar uma espécie de carteira digital de cupons, para que o usuário consiga visualizar todos os vouchers oferecidos, e os cupons poderão ser somados aos selos de descontos oferecidos nos produtos da plataforma.

Mais pedidos

De acordo com o estudo sobre intenções de compra para a Black Friday 2022 realizado pelo Mercado Ads – divisão de publicidade do Mercado Livre -, moda e tecnologia devem ser as categorias mais buscadas durante a data, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.

O levantamento das intenções de compra para a Black Friday 2022 mostra ainda as categorias mais buscadas por faixa etária. Para a faixa de 18 a 24 anos, moda é o mais importante. Para quem tem de 30 a 44 anos, tecnologia é o tema mais buscado. Eletrodomésticos dominam as buscas quando considerada uma faixa etária mais extensa, de 30 a 65 anos. Se considerados os que têm entre 18 e 29 anos, beleza e cuidado pessoal ficam no topo da lista.

“Teremos em 2022 uma Black Friday completamente diferente de todas, com um mundial de futebol acontecendo junto das datas mais importantes do varejo. Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Nesse cenário, estamos falando agora de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday”, afirma Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

Manfredi diz ainda que a companhia tem se preparado para atender a essas demandas e espera que novembro seja “o melhor mês da história do Mercado Livre”. Rueff, diretora de marketplace, ressalta que a companhia vai somar até o fim do ano R$ 17 bilhões em investimentos no País, boa parte deles voltados para a área de logística.

Pagamento

Outra pesquisa realizada com mais de 10,5 mil usuários do Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, e do marketplace em todo o País, também mostra o tipo de meio de pagamento que o cliente pretende usar na Black Friday 2022. “O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago, apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores. O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido e considerado uma importante ferramenta para o planejamento do consumidor que pretende comprar itens de tíquete médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, afirma Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago.

O cartão de crédito é o líder das intenções de pagamento para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022. A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado, já que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes.

O Pix teve crescimento da intenção de uso de 7 pontos porcentuais em relação ao ano passado, de 12% para 19%. Nesse contexto de tíquete médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday, assim como outras formas de parcelamento feitos diretamente com a plataforma, sem cartão de crédito.

Inadimplência

De acordo com Davanço, os níveis de inadimplência do País e o alto patamar de juros não devem ser um problema para o braço financeiro do Mercado Livre nesta Black Friday.

Ele afirma que o momento de retração de consumo em razão de juros mais altos já aconteceu e que a companhia não vê novos ciclos de alta do Banco Central na taxa de juros, ao menos no curto prazo. Sendo assim, o patamar atual não deve ter influência nas compras de fim de ano.

Em relação à inadimplência da carteira do Mercado Pago, Daniel Davanço diz que o indicador está controlado e que se percebe bom planejamento financeiro dos usuários. Segundo ele, 80% dos consumidores esperam gastar até R$ 2 mil na data de promoções, frente a 70% um ano atrás.

Metodologia

A pesquisa realizada pelo Mercado Ads foi feita em parceria com o Instituto Ipsos, mesclando dados coletados em julho de 2022 e dados internos do Mercado Livre – de 22 a 28 de novembro de 2021. Já o estudo realizado pelo Mercado Pago foi feito através de um questionário respondido por mais de 10.500 usuários do banco digital e do marketplace de 26 a 30 de setembro.

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