Ícone do site STG News

Movimento Circular torna-se importante aliado na consolidação de agendas ESG para empresas 

Divulgação

O Movimento Circular, iniciativa multissetorial que reúne pessoas e organizações empenhadas em disseminar os conceitos da Economia Circular, uma plataforma consolidada de ação global, comemorou neste mês de agosto três anos de existência e anunciou que está de braços abertos para receber novos parceiros, ou seja, o movimento está reabrindo suas portas para novas adesões para empresas e instituições educacionais.

Por meio do link “associe-se”, empresas poderão se inscrever e fazer parte da iniciativa, que oferece soluções didáticas, prática e principalmente ações de ESG, a chamada governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social, and corporate governance. O anúncio dessa nova fase do Movimento Circular foi feito pelo CEO, Vinicius Saraceni, em um dos eventos comemoração dos três anos de atividades, que têm como parceira pioneira a multinacional Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede nos Estados Unidos.

“Nossa grande novidade é a abertura para novos parceiros que estamos lançando em nosso site e principalmente nas soluções que apresentamos às empresas e instituições educacionais que são nossas parceiras”, comentou Vinicius Saraceni. 

Soluções em ESG

Embora o ESG envolva também outros aspectos, as práticas ambientais são parte necessária para torná-lo efetivo nas organizações. Desta forma, o Movimento Circular acaba surgindo como uma opção viável para que empresas de diferentes setores possam desenvolver projetos reais, utilizando a transição da economia linear para a circular como prática para o combate às ameaças ambientais, englobando a utilização de recursos naturais, criação de iniciativas para redução do desperdício de materiais, entre outros benefícios oferecidos pela Economia Circular. 

Uma pesquisa da Global da EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, a “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, ouviu mais 1.040 líderes financeiros seniores nas empresas e 320 investidores. O posicionamento de executivos de empresas do setor financeiro e investidores com as práticas e desempenho ESG, que vem se tornando mais relevante, sendo cobrado em todos os setores, 99% dos investidores utilizam as divulgações ESG das empresas como parte de suas decisões de investimento.

Segundo o CEO do Movimento Circular, Vinicius Saraceni, hoje a iniciativa oferece uma série de ações e projetos que estão prontos para serem incorporados nas estratégias de instituições educacionais e empresas. São projetos estruturados que facilitam aos parceiros do movimento, colocar em prática essas ações que são cada vez mais cobradas, independente do mercado de atuação. 

“Uma empresa que se conecta ao Movimento Circular, de cara, já tem à sua disposição uma série de projetos reais de ESG prontos, já estruturados e finalizados, e o que é interessante é que a Economia Circular é sistêmica e transversal, seu pensamento quando se entende a necessidade em mudar uma estrutura ou produto da linha linear para a circular, essa jornada muitas vezes incorpora uma dimensão ambiental, social e econômica, e durante esse processo, surge o Movimento Circular como o ponto de governança nesse processo de ESG”, explica Saraceni.

Educação

E quando o assunto é educação, o Movimento Circular tem a “Circular Academy”, que oferece um curso gratuito para todos os interessados em Economia Circular, para que se tornem um agente de transformação por um mundo mais sustentável. O curso online “Introdução à Economia Circular” está disponível em português, espanhol e inglês, com duração aproximada de seis horas, divididas em sete módulos. 

Outra importante ação externa do Movimento Circular é o Desafio Circular, evento que ajuda a formar professores e estimular os alunos, principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e universitários, a desenvolver projetos e protótipos inovadores de iniciação científica, que oferecem soluções para um mundo sem lixo, reduzindo o uso de recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

“Temos todo nosso conteúdo trilíngue, o que facilita passar nossa mensagem não só no Brasil, mas de forma internacional. Temos parcerias em diferentes países da América e recentemente uma instituição do Quênia, na África, que chegou por meio desse nosso trabalho, estamos facilitando a vinda de novas instituições de ensino, temos programas estruturados, como prêmios, desafios, conteúdos, cursos para formação de professores, são ações que aceleram a inclusão da agenda da circularidade no currículo da instituição”, destaca Saraceni. 

Associe-se 

O link “associe-se” no site do Movimento Circular também informa aos futuros parceiros o nível de benefícios que empresas e instituições acabam recebendo ao se associarem ao Movimento Circular. 

Sobre o Movimento Circular

Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos. O Movimento Circular contabiliza hoje 2 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.

Sair da versão mobile