Ícone do site STG News

MS deve alcançar ‘top cinco’ de maiores produtores de peixe do Brasil

(Foto: Shutterstock)

Campo Grande Empresas (MS) – Mato Grosso do Sul deverá ficar entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil. Isso porque, a produção de tilápia em lago da hidrelétrica de Porto Primavera, na cidade de Brasilândia foi autorizada na última sexta-feira (4) pelo secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Com a medida, o Estado que ocupa atualmente a décima posição entre os produtores de peixe em todo o território brasileiro, passará estar entre os cinco maiores produtores informou Jorge Seif.

O titular da Semagro, Jaime Verruck, disse que a medida vai desenvolver ainda mais a produção de peixe no Estado, sendo autorizado nesta primeira assinatura o uso de mais de 120 hectares que são de domínio da União. Além de gerar empregos e renda para toda região.

Verruck ainda destacou que esta evolução no setor tem relação direta com o programa estadual “Propeixe”, que tem o objetivo de aumentar a produção e exportação do produto no Estado. 

O programa ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para aos produtores.

Propeixe

Lançado em (7) de outubro de 2020 pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o Programa Estadual de Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe (Propeixe) tem entre suas metas duplicar o processamento de peixes até 2022.

Com o Propeixe, a expectativa é chegar a produção de 36 mil toneladas de peixe em 2021.  

Também pretende chegar a utilização de 70% da capacidade instalada da indústria local em 2021.

Sair da versão mobile