Ícone do site STG News

No cooperativismo, tem muito do ESG, destaca Giuliana Morrone

Divulgação

Colaboradores e convidados do Sicoob Credseguro acompanharam uma palestra com a jornalista Giuliana Morrone sobre a importância do ESG para uma cooperativa de crédito. O evento ocorreu na última sexta-feira (30/6), na sede do Sincor (Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras no Estado de Goiás), em Goiânia (GO), e fez parte da programação da Semana do Cooperativismo.

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credseguro, Joaquim Mendanha, destacou que o momento é muito importante para a cooperativa, que completa 25 anos em 2024, e ele ainda citou como trabalha o assunto. “Estamos avançados no ESG e temos uma liderança muito humanizada”, destacou.

A sigla ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança) significa um conjunto de critérios utilizados para definir se uma empresa ou instituição adota práticas sustentáveis nas áreas social, ambiental e gerencial. É uma forma de avaliar a extensão do esforço de uma organização em prol de objetivos sociais que ultrapassam o objetivo de maximizar os lucros em benefício dos acionistas.

“Sustentabilidade é de dentro para fora, já ESG é olhar de fora para dentro da organização. E no cooperativismo, tem muito do ESG, tem o lado social, ambiental, observando oportunidades e ameaças”, explicou Giuliana Morrone. Além de jornalista, ela é pesquisadora de negócios sustentáveis e especialista em ESG pela PUC/RJ. “Por exemplo, uma empresa observa a questão ambiental ao seu redor, porque com um desastre ela tem perdas significativas”, disse Morrone.

Durante a palestra, Giuliana contou a origem do ESG, citou a confiança como algo importante neste contexto e que a cultura ética precisa ser compreendida nas empresas, principalmente pela alta liderança. “Quando não se faz uma boa governança aparecem os riscos e podem ser catastróficos para uma empresa.”

Sair da versão mobile