Ícone do site STG News

Nova pós em genética médica do IPOG prepara para o futuro da saúde

Imagem de pressfoto no Freepik

Doenças genéticas são distúrbios causados por uma ou mais alterações permanentes no DNA de um indivíduo. No Brasil, já foram identificados casos de várias doenças genéticas raras, como por exemplo, a síndrome Spoan, que afeta o sistema nervoso, a progéria, que acelera o envelhecimento em crianças, e a mucopolissacaridose, que afetam a produção de enzimas, proteínas fundamentais para diversos processos químicos no organismo. Isso só é possível com exames e a genética já é a medicina do presente, e sua aplicação na saúde cresce exponencialmente. Hoje é possível realizar análise genética de forma inovadora para diversas doenças em um curto espaço de tempo.

As descobertas no campo da genômica e do diagnóstico molecular estão transformando a forma como compreendemos, diagnosticamos e tratamos doenças. Para estar à frente desse movimento, é essencial ter um conhecimento profundo das técnicas e tecnologias mais modernas da área. O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), antenado aos avanços tecnológicos, amplia seu catálogo e lança seu primeiro curso híbrido de especialização em “Genética Médica, Genômica e Diagnóstico Molecular”. O curso, com carga horária de 432 horas, é oferecido na modalidade híbrida, composto por 12 módulos, no qual 2 módulos com aulas práticas, em parceria com o HLAGyn e Universidade Federal de Goiás (UFG), onde o aluno terá contato direto com as tecnologias de ponta em genética, como o sequenciador NGS (Next Generation Sequencing), PCR em Tempo Real e técnicas de triagem.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais para atuar com tecnologias de ponta, como sequenciamento genômico e PCR em tempo real, formando especialistas aptos a interpretar perfis genéticos, gerenciar equipamentos e aplicar a biologia molecular no diagnóstico e na prescrição. Com uma grade curricular inovadora e alinhada às demandas do mercado, a especialização prepara médicos, biomédicos, biólogos e demais profissionais da saúde para essa nova era, conectando genética, tecnologia e prática clínica. O profissional pode atuar em diagnósticos clínicos de doenças genéticas e oncológicas, desenvolver terapias personalizadas em farmacogenômica, participar de pesquisas em biotecnologia e trabalhar como professor em instituições de ensino superior. Além disso, pode prestar consultoria em projetos biotecnológicos e atuar como perito genético em análises forenses.

A grade do curso “Genética Médica, Genômica e Diagnóstico Molecular” do IPOG foi estruturada com atividades práticas utilizando o modelo de Sala de Aula Invertida, com conteúdos organizados pelo professor e realização de atividades de ancoragem e preparatórias que envolvem cases temáticos e aplicação de ferramentas, potencializando a aprendizagem e retenção do conteúdo durante as aulas ao vivo. As aulas acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo).

Ficou interessado na Pós-Graduação em Genética Médica, Genômica e Diagnóstico Molecular do IPOG? Acesse o link e fale com um dos consultores de carreira.

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile