Dentre os 18 setores do varejo eletrônico analisados no Relatório Setores do E-commerce no Brasil, cerca de 16 segmentos do e-commerce no país cresceram em novembro — alta puxada pela Black Friday. Conforme os números mais recentes, a evolução do tráfego online nas plataformas foi de 10% em comparação com outubro, contabilizando 3 bilhões de visitas únicas — o maior número de 2024.
Para além da data de ofertas comerciais, novembro foi um mês marcado pela consolidação de um player que até então era relativamente desconhecido no Brasil. Se quando falávamos sobre e-commerces asiáticos, os principais nomes que vinham à mente eram Shoppee, Shein e Aliexpress, agora o nome da Temu está na lista.
Com o crescimento surpreendente da Temu, hoje, 5 dos 10 maiores e-commerces brasileiros são asiáticos. A empresa chinesa, com sede em Boston, nos EUA, chegou ao Brasil em maio deste ano. Apesar do pouco tempo de casa, já ultrapassou concorrentes de peso como Olx, Shein, Aliexpress e Magazine Luiza para alcançar o 5º lugar no ranking dos maiores e-commerces do Brasil.
A líder no ranking de importados desde agosto partiu de 1 milhão de acessos em maio deste ano para mais de 107 milhões de visitas em novembro de 2024.
Os setores que mais cresceram na Black Friday
Na comparação com outubro, o setor de Joias e Relógios foi o segmento que mais cresceu em novembro, com 39% de alta — aproveitando a Black Friday e a proximidade com o Natal. De acordo com o Estudo Black Friday 2024, realizado pela Conversion, aliás, 83,6% dos consumidores afirmaram que pretendiam utilizar a temporada de promoções para comprar seus presentes de Natal.
O crescimento do setor foi puxado pela Vivara, que registrou um aumento de mais de 3,4 milhões de acessos e foi responsável por cerca de 73% do crescimento de visitas ao setor. As outras duas categorias que mais apresentaram alta no mês foram a de Esportes, com 29,4%, e Cosméticos, com 28,4%.
O setor de importados também teve o seu melhor desempenho no ano, chegando a mais de 316 milhões de acessos mensais — alta de 6,3%. O ponto forte do mês para a categoria foi a ampliação de visitantes da Aliexpress, em 22%, com cerca de 91 milhões.
Já no setor de Marketplace, a Amazon Brasil foi quem mais se destacou, superando os números de julho, mês em que ocorreu o Prime Day e quando a empresa havia apresentado seus melhores resultados do ano até então. No entanto, o site que mais expandiu seu tráfego na comparação mensal foi a plataforma da Casas Bahia, com 36,9% de acessos MoM, obtendo o seu melhor resultado no ano.
Por sua vez, dentro do segmento de Eletrônicos e Eletrodomésticos, a brasileira Kabum avançou 61% e ultrapassou a Apple para alcançar a segunda posição do setor — que alcançou 16,5%, com 234 milhões de acessos. A líder da categoria permanece sendo a Samsung, com 44,8% do share of traffic no nicho.
Sobre a Conversion
Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work.
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