Brasília Empresas (DF) – Devido a pandemia do novo coronavírus muitos setores foram afetados, gerando uma crise econômica, que por sua vez, deixou cerca de 230 mil consumidores inadimplentes com a Companhia Energética de Brasília (CEB). A falta de pagamento abriu, em 2020, um rombo de R$ 180 milhões no caixa da estatal.
No segundo trimestre de 2019, a empresa contava com 1.083.000 unidades consumidoras. No mesmo período de 2020, o número encolheu para 1.081.000. Ou seja, 2 mil solicitaram a interrupção no fornecimento. Os dados apontam que o efeito da doença provocado na economia também reduziu o total de consumidores na capital do país.
Segundo o presidente da CEB Holding, Edison Garcia, o efeito do coronavirus foi devastador. “Depois de um esforço brutal, saímos de 2019 com superávit de R$ 40 milhões. Com a pandemia, nosso lucro virou pó”, assinalou. A baixa de clientes é sensível no Setor Comercial Sul (SCS). Pelas contas da CEB Distribuição, a região tem 3.542 ligações. Deste total, 1.020 estão inativas. Ou seja, representam 28.8% da área. São salas fechadas, sem uso.
“A carteira de resultado da inadimplência na pandemia é de um rombo de R$ 180 milhões. Falo das contas que vinham sendo pagas regularmente, mas deixaram de ser a partir de abril”, explicou. A inadimplência estimada pela estatal era de R$ 130 milhões, inicialmente. Contudo, o rombo aumentou em R$ 50 milhões. A CEB suspendeu os cortes de luz na pandemia, mas já retomou os desligamentos.