Ícone do site STG News

Panettone: a doçura que carrega memória, afeto e nutrição

Pavê de panetone (Divulgação)

Com aroma inconfundível, textura macia e sabor que desperta lembranças, o panettone é muito mais do que um clássico natalino. É um símbolo afetivo que atravessa gerações. Basta colocá-lo à mesa para que conversas surjam, histórias ganhem vida e o clima de união se instale. É esse poder de acolhimento que faz desse produto um dos grandes protagonistas das celebrações de fim de ano.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, reforça que esse simbolismo também pode se encaixar em uma rotina equilibrada, sem culpa e com consciência alimentar. “O panettone é um alimento que simboliza união na mesa, encontros e clima de Natal, e isso também é saúde. Ele pode e deve fazer parte da rotina, mesmo dentro de um contexto saudável”, afirma a nutricionista.

Para ela, o equilíbrio está nas escolhas. Porcionar em fatias de 40 a 50g para controlar calorias, e combinar com proteína, como ovos, iogurte ou whey, aumenta a saciedade e evita excessos”, ensina.

Thamires também sugere sobremesas leves:

“Esses ajustes ajudam o panettone a fazer parte da rotina de forma saudável, sem abrir mão do sabor e do prazer das festas”, completa.

Para o chef Benedito Tersi, o panettone vai muito além de uma sobremesa. “O panettone é um daqueles produtos que carregam emoção. Quando chega à mesa, remete imediatamente a encontros, lembranças de família e aquele clima aconchegante que só o fim de ano traz. Por isso, acredito que ele tem tudo para ser um presente afetivo. É mais do que um alimento, é uma forma de oferecer memória, carinho e acolhimento”, destaca.

Tersi também reforça a versatilidade do produto e suas formas de servir. “Gosto de pensar no panettone como presença silenciosa. Ele chega pronto, perfumado, bonito e cheio de significado. Basta combiná-lo para transformar uma visita simples em um momento especial”, afirma.

O chef dá dicas:

Ele também destaca o panettone como presente afetivo. “Presentear com panettone é entregar memórias, dividir afeto e celebrar valores profundamente ligados ao espírito natalino: otimismo, felicidade, esperança e harmonia, que também inspiram a linha de panettones OBQ Bem Querer. Pequenos gestos, como um laço simples, uma mensagem escrita à mão ou até uma sugestão de preparo junto à embalagem tornam o presente ainda mais especial”, completa.

Com essas ideias, o panettone se torna não apenas uma sobremesa, mas um protagonista das celebrações de fim de ano, capaz de trazer emoção, afetividade e momentos de união à mesa.

Receita do chef Benedito Tersi

Pudim de Panettone de Pistache

Pudim

Calda

Para finalizar

Modo de preparo

  1. Calda: derreta o açúcar até formar caramelo âmbar; adicione água quente e mexa até ficar homogênea. Caramelize a forma de pudim (20–22 cm) e reserve.
  2. Pudim: bata no liquidificador o leite, açúcar, ovos, baunilha e sal por 20 s; adicione o panettone e bata por mais 10–15 s.
  3. Assar: (opcional) peneire a mistura; despeje na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria a 160–170 ºC por 1h a 1h20; firme nas bordas e levemente tremido no centro.
  4. Finalização: deixe esfriar, leve à geladeira por 6 h, desenforme e finalize com pistache, calda e morangos.

Dicas do chef

Pudim de panetone de pistache (Divulgação)

Receitas da nutricionista Thamires Lima

Gelato Proteico com Panettone

Gelato proteico de panetone (Divulgação)

Pavê Leve de Panettone com Iogurte

Pavê de panetone (Divulgação)

Tiramisù Fit de Panettone

Tiramisu fit de panetone (Divulgação)

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. Em agosto de 2025, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 5ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

___

Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica

 

Sair da versão mobile