Ícone do site STG News

Parceria entre IFB e MTur realiza oficina sobre Turismo Gastronômico no Brasil

Crédito da imagem: Freepik

Brasília Empresas (DF) – O Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Ministério do Turismo (MTUR) promovem, entre 24 e 28 de maio, a oficina on-line “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. A iniciativa inédita está inserida no âmbito do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR) e tem como objetivo reunir insumos para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico.

A Abertura Oficial será transmitida ao vivo pela TV IFB no dia 24 de maio (segunda-feira), das 9h30 às 11h, e poderá ser acompanhada pelo público em geral. A programação contará com duas experiências inspiradoras no Brasil e em Portugal. A primeira será “uma viagem pelos ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais gastronômicos” com o português Nuno Nobre. Na sequência, o chef Paulo Machado compartilha o case do “Brasil Food Safaris”, vencedor da categoria Melhor Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Jacques, foram convidados especialistas em turismo e gastronomia das cinco macrorregiões brasileiras. Ana Paula destaca ainda que os especialistas participarão de Grupos de Trabalhos (GTs) com o objetivo de compartilharem suas opiniões e impressões sobre o turismo gastronômico no Brasil e nas macrorregiões e, ao mesmo tempo, elencar oportunidades e iniciativas que possam figurar nas estratégias de promoção dos destinos ou na proposição e elaboração de políticas públicas.

Oficina “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”

Abertura oficial – 24 de maio de 2021 (segunda-feira)
Horário: das 9h30 às 11h
Plataforma: transmissão ao vivo pela TV IFB no YouTube
Entrada livre e gratuita

Programação

9h30 às 10h – Solenidade de abertura com boas-vindas

10h às 10h45 – Experiências inspiradoras: Brasil e Portugal

• Uma viagem pelos ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais gastronômicos
Convidado
: Nuno Nobre, Diretor da Pós-Graduação em Turismo Gastronômico e Pós-Graduação em Cozinha Avançada da Universidade Lusófona de Lisboa, idealizador e curador de projetos como o Go Foodies, Festival Internacional Ouriço-do-Mar, À Mesa com as Aldeias do Xisto, entre outros.

• Brasil Food Safaris
Convidado: Chef Paulo Machado, Mestre em Hospitalidade, pesquisador e chef-proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado. Autor do livro “Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores” e idealizador do projeto Brasil Food Safaris, medalha de ouro na categoria de Melhor Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021.

10h45 às 11h – Encerramento

Sair da versão mobile