Brasília Empresas (DF) – No meio de lojas famosas que revendem produtos comercializados no país e no mundo inteiro está a Artesanato de Brasília, que funciona no térreo do Pátio Brasil e foi lançada pela Secretaria de Turismo em dezembro de 2019. A Artesanato de Brasília quebrou o paradigma de que shopping é local somente de grifes.
Contanto com esse terceiro ciclo, a iniciativa que faz parte da Rota do Artesanato, já acomoda a exposição de 90 artesãos de Brasília. Todos selecionados por meio de chamamento público que ocorre a cada três meses. O espaço é oferecido pelo Shopping Pátio Brasil, que não cobra aluguel da loja, apenas a despesa com iluminação.
A cada três meses, os ciclos se renovam. Cada turma contém, no máximo, 30 artesãos. O projeto piloto ocorreu em novembro de 2019 e teve a duração de cinco meses. O segundo ciclo seria encerrado em março, mas, devido à pandemia de Covid-19, acabou se estendendo até agora, porque os shoppings ficaram fechados entre março e maio deste ano.
No estabelecimento situado no térreo, há bordado, cartonagem, cerâmica, três modalidades de costura (patchwork, retalho e confecção de boneca de pano), crochê, flores do Cerrado, entalhe em madeira, marcenaria, marchetaria, mosaico, ourivesaria, pintura a mão livre, renda macramê, renda renascença e tapeçaria arraiôlo.
Artesão com experiência de 20 anos, Gilda de Sousa, 53 anos, disse que já havia feito oito vendas naquela tarde de segunda-feira (7/12). Segundo ela, sempre expunha seus produtos de cartonagem em feiras de artesanatos. “É a primeira vez que alguém abre esse espaço para a gente. É muito boa a iniciativa da Setur”, diz ela.
Uma das clientes atendidas naquele momento era Isabela Silva, 37. A moradora do Lago Sul também concordou com Gilda sobre a oportunidade que os artesãos têm de mostrar seu trabalho naquele popular centro de lojas. “Eu amo artesanato. Muito legal essa iniciativa de dar dinheiro para quem está fabricando”, destaca.