Ícone do site STG News

Por mais dignidade para as Pessoas com Deficiência no ambiente corporativo

Créditos: Kampus/ Production Pexels

Neste dia 21 é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A data se propõe a chamar a atenção para a necessidade de integração destas pessoas no mercado de trabalho, promovendo, assim, uma sociedade mais diversa. Ainda que a verdadeira inclusão de uma pessoa, seja ela com deficiência ou não, acontece com oportunidades de emprego, participação ativa na comunidade e, consequentemente, fortalecimento da autoestima. 

A inclusão de pessoas com deficiência na empresa não apenas cumpre com obrigações legais, mas também agrega valor à produtividade da organização como um todo. A diversidade de talentos e experiências trazida pelas PCDs enriquece a equipe, estimula a criatividade e promove a inovação. “Ao criar um ambiente inclusivo, a empresa aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores, o que, por sua vez, contribui para um clima de trabalho mais positivo e produtivo”, explica a CEO da Pinheiro Ferragens, Janine Brito.

Janine ainda diz que uma das iniciativas da Pinheiro Ferragens para promover a inclusão social é a realização de treinamentos de sensibilização para toda a equipe. Esses treinamentos têm como foco a conscientização sobre a importância da inclusão, o conhecimento das leis de acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência. “Através dessa abordagem educativa, a empresa busca promover uma cultura de respeito e igualdade, na qual todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados, independentemente de suas características individuais”, diz.

A inclusão social, especialmente no caso das Pessoas com Deficiência, é um compromisso fundamental para construir um ambiente de trabalho mais igualitário, respeitoso e produtivo. A verdadeira inclusão vai além do cumprimento de obrigações legais e se traduz na valorização de todas as pessoas, independentemente de suas características individuais.

Sair da versão mobile