Ícone do site STG News

Preço das passagens aéreas no DF aumentou 112% em um ano

Crédito da foto: Freepik

Brasília Empresas (DF) – O preço da passagem aérea subiu 112,8% em 12 meses no Distrito Federal, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nessa quarta-feira (24/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um ano, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, teve alta de 8,95% no DF.

No período de referência, a passagem aérea ficou atrás apenas da cebola, que foi o maior vilão dos últimos 12 meses, com aumento de 155,89% no preço. Veja a lista dos 10 itens com maior alta em 12 meses:

Preço em agosto

Já em relação apenas ao mês de agosto, o preço das passagens em Brasília teve queda, de 6,77%. O item ficou entre os 10 que apresentaram maior redução. Veja lista dos produtos e serviços que tiveram maior queda de preços em agosto no DF:

O IPCA-15 é a prévia do IPCA, considerado a inflação oficial do país. Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados entre 14 de julho e 12 de agosto de 2022 (referência) e comparados aos vigentes entre 14 de junho e 13 de julho de 2022 (base).

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Sair da versão mobile