O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Goiás) autuou a empresa de cosméticos Wepink pelo descumprimento do prazo de entrega de produtos adquiridos pelo site, além da falta de assistência ao consumidor no pré e pós venda. O órgão recebeu cerca de 340 reclamações, entre os anos de 2024 e 2025, contra a marca por atraso e falta de entrega dos pedidos.
Segundo a fiscalização, a empresa anuncia e comercializa produtos de perfumaria e cosméticos em âmbito nacional, mas não realiza a entrega no prazo estabelecido durante a compra. Em uma das denúncias feitas ao Procon Goiás, a consumidora alega que comprou no site da WePink há cerca de 7 meses e os produtos não foram entregues. Em virtude disso, ela solicitou o cancelamento da compra e o estorno dos valores pagos, o que não foi atendido pela empresa.
O grande chamariz da marca são as lives realizadas nas redes sociais, nas quais influencers anunciam produtos a preços extremamente atrativos. Durante as transmissões, são disponibilizados os links promocionais para que os consumidores façam as compras. Mesmo com inúmeras reclamações de falta de entrega do produto, impossibilidade de contato para pedidos de cancelamento ou estorno, as lives continuam ocorrendo.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston explica que produtos divulgados devem ser entregues ao consumidor. “O atraso ou a não entrega de uma mercadoria anunciada configura como descumprimento de oferta. E caso isso aconteça, o consumidor tem o direito de exigir outro produto equivalente ou a restituição integral do valor pago, além dos custos de envio e eventuais perdas e danos financeiros”, afirma o superintendente. Ele ressalta ainda que, após o descumprimento do primeiro prazo de entrega, se o consumidor ainda quiser o produto, a empresa precisa estabelecer um novo prazo.
Histórico
Devido ao número expressivo de reclamações em 2024, o Procon Goiás notificou a Wepink, no início de 2025, para explicar sobre o atraso e a falta de entrega dos produtos, concedendo o prazo de 20 dias para o envio da documentação. No entanto, a loja de cosméticos não apresentou os documentos no prazo estabelecido pelo órgão, e por isso, ela também já havia sido autuada.
A Wepink foi autuada por descumprir o artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor, que garante ao consumidor o direito à informação e protege contra as práticas abusivas realizadas pelo fornecedor. A empresa também desrespeitou o artigo 39 do CDC, que trata sobre a recusa e o descumprimento injustificável das demandas do consumidor e sobre deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigação.
Além das autuações contra a loja virtual, os quiosques da WePink localizados nos shoppings Flamboyant e Passeio das Águas, em Goiânia, foram notificados para que explicassem sobre as políticas de preços e promoções realizadas. Os responsáveis prestaram todos os esclarecimentos pedidos pelos agentes do Procon Goiás e, após análise de documentos, nenhuma irregularidade foi encontrada.
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