Ícone do site STG News

Profissional da contabilidade é aliado contra fraudes durante o Imposto de Renda

Crédito da imagem: Pixabay

Durante o período de entrega da declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF), cresce também o número de tentativas de golpe envolvendo supostas pendências fiscais, promessas de restituições antecipadas e emissão de boletos falsos. Em meio a esse cenário, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) reforça a importância do acompanhamento de um profissional habilitado para garantir a segurança dos contribuintes.

As fraudes mais comuns incluem o envio de e-mails e mensagens de texto falsos, imitando comunicações da Receita Federal, com links maliciosos e solicitações indevidas de dados pessoais. Criminosos também têm utilizado aplicativos e programas falsos para capturar informações, além de enviar boletos adulterados em nome de tributos supostamente devidos.

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, alerta que a atuação do contador vai além da correta entrega da declaração, representando um importante barreira contra a atuação de golpistas. “Todo cuidado é pouco, especialmente quando se trata do exercício da cidadania e do cumprimento das obrigações fiscais. Neste período, o contador é mais do que um apoio técnico, é um parceiro da sociedade, tendo a responsabilidade ética para garantir que as informações prestadas à Receita Federal estejam corretas, seguras e em conformidade com a legislação. Evitar golpes também é uma forma de cuidar do patrimônio e da tranquilidade do contribuinte”, ressalta Sucena.

Segundo dados da Receita Federal, mais de 500 contribuintes foram vítimas de fraudes recentemente, com um prejuízo estimado em R$ 11 milhões aos cofres públicos. O Conselho Regional de Contabilidade reforça que apenas os canais oficiais da Receita devem ser utilizados para envio de informações e que nenhuma comunicação legítima do órgão é feita com promessas de facilitação, restituição antecipada ou cobrança via boleto fora do portal oficial.

“Buscar orientações com quem não é contador pode sair caro. É preciso reforçar que o contador tem um papel social fundamental. Ele protege, orienta e contribui para a integridade do sistema tributário. Por isso, neste momento crítico do calendário fiscal, nossa principal recomendação é clara: procure sempre um profissional da contabilidade registrado no CRC”, finaliza a presidente.

O CRCGO reitera que segue promovendo ações de conscientização durante o período de declaração do IRPF, reforçando o papel da contabilidade como ferramenta de proteção ao cidadão.

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile