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Projeto visa capacitar e encaminhar jovens goianos ao mercado de trabalho de forma gratuita

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Em Goiás, uma tríplice aliança tem feito a diferença na vida de jovens que buscam entrar no mercado de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, a Able Brasil, a Auvo Tecnologia e a Poli Digital lançam um programa de formação para quem deseja ingressar na área de software e tecnologia. As vagas, abertas, preveem o ingresso de 120 candidatos. O programa abriu vagas para Goiânia e região metropolitana, e a fila de espera já conta com cerca de dois mil cadastros.

O que as empresas almejam é melhorar o cenário do segmento: ofertar emprego para os jovens ao mesmo tempo em que os capacita para atender a demanda do mercado. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego dizem que 17% dos 207 milhões de habitantes do Brasil são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados. “Iremos ensinar os alunos sobre pré-vendas, vendas e pós-vendas no mundo SaaS (Software como Serviço). Os aprovados serão encaminhados para as fases finais de entrevistas nas empresas envolvidas com o projeto”, explica o CEO da Poli Digital, Alberto Silva Filho, empresa que possui uma plataforma de gestão da comunicação e CRM integrado ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Webchat.

Diante do sucesso da capacitação em 2023, agora neste ano, a seleção será mais criteriosa, destacando os candidatos com base nos resultados de uma seletiva. ‘Haverá perguntas mais profundas sobre carreira, valores e perspectivas. Além disso, serão utilizados alguns critérios comportamentais avaliativos ao longo do curso, eliminando quem apresentar baixo interesse e destacando aqueles que estão se dedicando mais’, explica Alberto. Dinâmica

As aulas ocorrem no período noturno, durante 6 semanas, das 19h30 às 21h. Um dos grandes atrativos, além da oportunidade de formação, é que os cursos são gratuitos, pois todos os custos são financiados pelas empresas organizadoras. “O programa é uma chance importante para quem deseja entrar neste mercado de trabalho ou mesmo aprimorar seus conhecimentos. A tecnologia é uma aliada fundamental e exige especialização”, sublinha o CEO da Poli Digital.

Sobre o recrutamento

“O recrutamento baseado em educação, conhecido como ‘education recruiting’, tem ganhado popularidade em todo o mundo, e várias empresas no Brasil já aderiram a essa abordagem. Escolas como a Able Brasil, que utiliza educação como estratégia de recrutamento e redução de turnover e que também é parceira do projeto, têm desenvolvido programas financiados por grandes empresas como Google, Facebook, Novo Mundo, Cielo, Santander e Gerdau. A Able desenvolve talentos a partir de formações estratégicas, com foco no que a empresa realmente precisa, dentro de seus principais desafios.

“Esse modelo de capacitação e contratação é eficaz e vantajoso. Através dele, temos um processo personalizado, onde a empresa pode escolher ‘a dedo’ o colaborador que melhor se encaixa ao seu fit cultural, time e objetivos. Além disso, entendemos como uma proposta social positiva, já que oferece uma capacitação gratuita e, caso o candidato não seja empregado nas empresas envolvidas, já estará com conhecimento para tentar vagas em outras companhias”, observa Alberto.

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