Os nascidos entre 1995 e 2010 correspondem a 32% da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Somente no Brasil, são 47 milhões de pessoas nessa faixa etária, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses, 48% são economicamente ativos e estão inseridos no mercado de trabalho. Quando o assunto é comportamento de consumo, eles têm como características a preocupação com causas sociais, ambientais e políticas. Atributos que os tornam consumidores mais exigentes, que compram não apenas um produto, mas uma experiência que traduza seus valores. De acordo com levantamento feito pela empresa de pesquisa e consultoria Brain Inteligência Estratégica, 68% dos brasileiros de 21 a 34 anos preferem comprar um imóvel a morar de aluguel, por exemplo. Diante desse cenário, o mercado imobiliário já tem se adaptado às demandas específicas dessa geração.
A diretora de incorporações da Dinâmica Incorporadora, Patrícia Garrote, analisa que o segmento tem investido em produtos que contemplem um estilo de vida mais compacto, prático e conectado, preferindo imóveis com plantas funcionais a grandes metragens, valorizando tecnologia agregada, como fechaduras digitais, tomadas USB, infraestrutura para automação, espaços compartilhados, como coworkings, e buscado mobilidade associada a localizações estratégicas, com fácil acesso a transporte público, serviços médico-hospitalares e redes de ensino, por exemplo. Um claro reflexo disso é que, segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), os imóveis de até 50m² tiveram 4.324 unidades vendidas, em Goiânia, em 2024, o que representa cerca de 40% do total de imóveis comercializados no ano.
Patrícia conta que de 271 apartamentos vendidos da Linha Soft, em 2024, 110 foram para compradores na faixa de 21 a 40 anos, pouco mais de 40%. Com três empreendimentos nos setores Pedro Ludovico, Jardim América e Serrinha, a linha traz diferenciais de praticidade, integração de espaços e soluções inteligentes e sustentáveis. “A Geração Z está em busca de independência, do primeiro imóvel, de investir em um estilo de vida compatível com seus valores. Eles são digitais, conscientes, e valorizam mais experiência, por isso querem mais do que ‘comprar um apartamento’, mas morar em um lugar que reflita quem são. Além disso, buscam trabalhos mais flexíveis, com menos obrigação de ir aos escritórios todos os dias, por isso procuram espaços versáteis que combinem vida pessoal e profissional”, pontua.
Imóveis compactos
Nesse sentido, o conceito de moradia compartilhada ou coliving, no qual o morador utiliza as áreas comuns do edifício como extensão do apartamento, tem atraído a atenção desse público. O CEO da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Fernando Razuk, comenta que essa realidade tem voltado a atenção do mercado para esse formato de imóveis menores, associados a localizações e conveniências estratégicas. “Nosso novo lançamento, o Nomad Modern Life, traz os primeiros ultracompactos de Goiânia, com unidades a partir de 22m², no formato studio, até apartamentos de três quartos, de 68m², com áreas privativas reduzidas e dependências comuns ampliadas para o compartilhamento, no coração do Setor Bueno. Em primeiro lugar, queremos atender a essa geração mais jovem, que prioriza o tempo. Essa região é muito bem servida de serviços, comércios e lazer, o que a torna extremamente atrativa para uma vida de fácil mobilidade”, aposta Razuk.
Seguindo essa mesma linha, a EBM Desenvolvimento Imobiliário prepara um novo lançamento no Setor Serrinha, com foco em unidades compactas e diferenciais voltados às áreas comuns, desenvolvidos especialmente para atender um público entre 25 e 35 anos. “Criamos um projeto autoral, com identidade própria, que reúne plantas compactas e bem distribuídas, voltadas para um público jovem que valoriza a conveniência de uma localização tão dinâmica como a do Serrinha. É uma excelente opção para quem busca adquirir o primeiro imóvel”, destaca o diretor de Incorporação da EBM, Marcos Túlio Campos. Atualmente, a incorporadora conta com um portfólio diversificado de produtos, com linhas que abrangem desde empreendimentos voltados ao programa Minha Casa, Minha Vida até imóveis de médio e alto padrão. A faixa etária predominante entre os clientes da empresa já reflete esse movimento de rejuvenescimento, concentrando-se entre os 35 e 40 anos.
Tecnologia e personalização
Na CMO Construtora, cerca de 40% das vendas realizadas no último ano foram para pessoas de 30 a 40 anos e 15% para a geração de 21 a 29 anos. “Se somarmos esses números, temos mais de 50% de imóveis destinados a essa parcela mais jovem da população. Então, é uma realidade de mercado sobre a qual estamos atentos e comprometidos a não somente atender suas demandas, como antecipar tendências e necessidades. Nossos últimos lançamentos têm uma atenção especial a áreas de interesse desse público, como coworking, espaço delivery, pet place, minimercado, por exemplo, além de soluções cada vez mais modernas e tecnológicas. Do mesmo modo, a nossa forma de interação com esse perfil de consumidor mais conectado também precisa estar em constante atualização, seja por meio da comunicação em redes sociais, no primeiro contato com um possível cliente via chatbot, até a possibilidade de ferramentas virtuais de apresentação de um imóvel, entre outros”, garante Marcelo Moreira, diretor comercial da CMO.
Segundo a gerente de marketing da Terral Incorporadora, Talina Samuel, de 2019 até 2024, 51% dos compradores estão na faixa etária entre 25 e 44 anos. Se considerados os produtos lançados apenas em 2024, esse número sobe para 57% em Brasília e Goiânia. Nesse último levantamento é possível, ainda, realizar o recorte de estados civis de cada consumidor da faixa etária, sendo 42% casados, 45% solteiros, 2% em união estável e divorciados, que representam 11%. Talina pontua que, quando a empresa desenvolve um produto, aposta em soluções que sejam relevantes e se adaptem às necessidades dos mais diversos consumidores. “Nossos projetos são pensados desde o lazer e facilidades na rotina dos consumidores até uma futura personalização do imóvel.
No lazer, por exemplo, apostamos em comodidades que atendam a diversas idades. Nas plantas, projetamos ao máximo pilares externos para que isso seja um facilitador de personalização futura do imóvel”, explica. No seu último lançamento, a empresa disponibilizou veículos elétricos – um carro, um patinete e uma bicicleta – para uso comum do condomínio, o que é dialoga com a nova geração. “Estamos atentos às inovações do mercado, mas também investimos em pesquisas com os clientes para sermos assertivos nos produtos futuros, agregando valor ao que os clientes buscam.”
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