Ícone do site STG News

Qualificação em gastronomia fortalece a criatividade e o empreendedorismo

Freepik

De acordo com Danillo Ramos, presidente da Abrasel (GO), o setor de Gastronomia tem se destacado no cenário nacional, principalmente, por produtores locais que oferecem produtos diferenciados. Grandes chefs de cozinha vêm se destacando de Goiás para fora, exemplo do Ian Baiocchi que ganhou em 2023 o prêmio como melhor chef de cozinha pela revista Prazeres da Mesa. A gastronomia em Goiânia é uma gastronomia que concentra uma gastronomia diversa, rica, que vai desde a gastronomia goiana até a gastronomia internacional, com restaurantes modernos que conseguem atender grandes públicos.  

Outro destaque é a gastronomia do interior, com destaque para Pirenópolis, região da Chapada dos Veadeiros. Também podemos observar um crescimento das culturas vinícolas e a charcutaria, um dos mais antigos métodos de preservação de alimentos da humanidade. Em Goiás também se destaca a produção de queijo artesanal que acaba indo parar nos pratos de diversos restaurantes. Tudo isso mostra a força da gastronomia goiana.

O desenvolvimento do turismo também é fundamental para a abertura de novos negócios de bares e restaurantes que são importantes para a economia goiana. “O mercado de trabalho está aquecido, as empresas estão até com muita dificuldade de encontrar mão de obra, nem digo mão de obra qualificada, mas mão de obra de maneira geral, é uma disputa muito grande. Por outro lado, há uma procura por aumentos de ganhos de produtividade por conta dessas empresas devido à procura de escassez da oferta de mão de obra”, pontua Danillo. 

Goiás é celeiro de novos empreendimentos

Para a Abrasel, no estado de Goiás, há uma pujança econômica acima da média nacional e isso aumenta o interesse na abertura de negócios no ramo da alimentação. O setor de gastronomia gera em torno de 160 mil empregos, mais de 10 bilhões de reais no PIB goiano. Na capital goiana há cerca de 14 mil estabelecimentos de alimentação fora do lar, desde pizzarias, pamonharias, cafeterias, bares, restaurantes, entre outros. 

Jéssica Alves

No estado goiano são disponibilizados diversos cursos para o setor de alimentos, o que permite a construção de processos criativos em gastronomia e que novos chefs e cozinheiros explorem as oportunidades de abrir o próprio negócio. A confeiteira Jéssica Alves de Oliveira Guimarães (33), participou da Batalha de Chefs promovida pela Fecomércio (GO), na categoria de confeitaria, e sua equipe foi vitoriosa. Ela não tinha feito nenhum curso presencial na área de gastronomia, só on-line na área de confeitaria, o que foi enriquecedor e fez com que ela decidisse seu futuro.

A profissional, dona da Três Pedacinhos de Amor, uma confeitaria de doces personalizados, é formada em Nutrição há 10 anos, porém se encontrou na gastronomia. E para dar início ao seu sonho, iniciou o curso de gastronomia no Senac (GO) em abril deste ano, na modalidade gratuita. O curso tem duração de 1 ano. “Quando terminar o curso pretendo abrir uma unidade física da minha confeitaria e aí como eu vou ter agregado conhecimentos técnicos referente a preparações de outros alimentos, não só na parte da confeitaria que é a área onde eu trabalho, mas também de outros alimentos, então eu vou ter uma gama maior de produtos para estar servindo no meu estabelecimento. E tenho planos de futuramente me especializar, fazer um mestrado na área gastronômica para poder dar aula”, conta.

Valdinei Divina

Já para Valdinei Divina da Silva, que participou do curso auxiliar de cozinha do Senac (GO), a oportunidade a ajudou a definir seus planos futuros de fazer um curso profissional de gastronomia e montar um restaurante na Europa. “Minhas inspirações são os grandes chefs europeus. Eu participei do curso de auxiliar de cozinha e foi uma das melhores experiências que já tive, de fazer o que eu amo. Eu estou indo para a Europa e fazer um curso no Senac, que é uma grande referência internacionalmente, vai ajudar no meu projeto. Ainda é só um projeto, mas a ideia é fazer um mix de comida europeia com brasileira, com a essência de Goiás. O curso de gastronomia no Senac é muito bom, com laboratório e professores excelentes e qualificados que se interessam pelo aprendizado do aluno. Só tenho gratidão pelo Senac”, sinaliza.

Cursos de Gastronomia: qualificação e inovação

Márcio Zago

Segundo Márcio Zago, coordenador de gastronomia no Senac Goiás, a demanda por profissionais qualificados na área está em alta, impulsionada pelo crescimento do setor de alimentação e pelo aumento da procura por produtos diferenciados. “Os cursos do Senac se destacam por oferecer uma formação que mistura teoria e prática em cozinhas bem equipadas e altamente tecnológicas, com uma abordagem que prepara tanto para o mercado de trabalho, quanto para empreender com sucesso”, afirma.

Todos os cursos são projetados para atender tanto quem quer aprimorar suas habilidades quanto quem busca empreender, trazendo técnicas modernas e conteúdo voltado para o mercado atual. Dessa forma os cursos são 100% práticos, onde os alunos podem colocar a mão na massa e executam todos os tipos de receitas, além do mais as preparações são replicáveis fora da instituição, o que permite que os participantes apliquem o que aprenderam em suas próprias cozinhas ou negócios. 

O Senac (GO) está oferecendo os cursos de pizzas doces e salgadas, salgados simples e finos, e tortas decoradas, com 20 horas de duração cada e que incluem todos os insumos e materiais necessários, o que permite aos alunos ficarem na prática e no aprendizado. “Contamos com os melhores professores do mercado, garantindo que os alunos recebam uma formação de excelência e tenham uma experiência de aprendizado enriquecedora. Anualmente, o Senac Goiás forma mais de 1.500 alunos nos cursos e workshops de Gastronomia, contribuindo para a qualificação e inovação no setor”, afirma Zago. 

 

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile