Ícone do site STG News

Quantidade de cervejas registradas em MS cresce 15,37% durante pandemia

Crédito da imagem: Pixabay

Campo Grande Empresas (MS) – O número de cervejas registradas em Mato Grosso do Sul aumentou 15,37% em 2020, saltando de 104 produtos do estado para 120 no ano da pandemia.  É o que aponta do Anuário da Cerveja 2020, divulgado hoje (30) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em Mato Grosso do Sul existem 9 cervejarias, mesmo número registrado no ano anterior.

Segundo o levantamento, quanto aos produtos voltados à cerveja, só no ano passado o Mapa concedeu 16 novos registros no Estado. No ano anterior à pandemia, o número de registros foi de 19, o que indica uma ligeira queda em 2020

“Sabemos que muitos desses lançamentos de novos produtos foram impactados pela pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral”, explicou o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller.

“Com um menor número de lançamentos, se faz um menor número de registros de produtos também”, acrescentou.

Brasil

Em todo o País, o número de cervejarias aumentou 14,4%, contabilizando o total de 1.383 cervejarias em território nacional.

Segundo o levantamento, só no ano passado foram registradas 204 novas cervejarias no país, enquanto 30 foram canceladas – o que dá um saldo positivo de 174 novas cervejarias no ano.

Com a abertura de uma fábrica do produto no Acre, pela primeira vez todas as unidades federativas têm pelo menos uma cervejaria em seu território.

As regiões Sul e Sudeste continuam sendo as que concentram o maior número de cervejarias, com 85,6% do total de empreendimentos desse tipo registrados no Ministério da Agricultura.

Em 2020, o Piauí foi o estado que obteve maior crescimento de cervejarias (200%), seguido da Paraíba, que apresentou uma alta de 60%. Quanto aos municípios, o maior crescimento foi registrado em Ribeirão Preto (aumento de 50%) e São Paulo (44%).

O Mapa concedeu ainda 8.459 novos registros de produtos para cerveja em 2020, o que representa uma queda de 15% na comparação com 2019.

O registro dos estabelecimentos é feito pelo Mapa que autoriza o funcionamento de cervejarias. Essa autorização considera elementos como capacidade técnica e condições higiênico sanitárias do empreendimento.

“A solicitação de registro de estabelecimento deve ser feita pela internet por meio do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários, e toda a gestão da relação da cervejaria com o Mapa é realizada exclusivamente neste sistema”, informa a pasta.

Sair da versão mobile