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Ranking aponta as farmácias preferidas e hábitos de consumo do brasileiro

Crédito da imagem: Freepik/senivpetro

Goiânia Empresas (GO) – A Drogasil se encontra no ranking das farmácias preferidas dos consumidores no período da pandemia, de acordo com o estudo CVA Varejo Drogarias 2021, realizado em março com 5.340 respondentes online.

“Os brasileiros ficaram mais atentos a saúde e as drogarias reforçaram seus serviços, atendimento via e-commerce e mais. Além disso, falamos mais de saúde mental, tratamento de doenças crônicas e bem-estar”, diz o sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da americana CVM Inc, Sandro Cimatti.

Contudo, a pesquisa mostrou ainda que o segmento de drogarias está sendo melhor avaliado pelos consumidores do que outros segmentos da saúde como: Planos de Saúde, Hospitais e Laboratórios.

Sendo que há também recorrência: “o consumidor realiza compra em drogarias 1 vez a cada 15 dias, apresentando variações dependendo da rede”, afirma Cimatti.

A partir dos indicadores, a pesquisa consegue mostrar as melhores drogarias por “força de marca” e “valor percebido”.

“A força da marca mostra a capacidade de atrair clientes e a boa fama”, enquanto que o valor percebido traz outros aspectos como atendimento, rapidez, conveniência, variedade de produtos e mais”, diz Cimatti.

Ranking das farmácias preferidas

Valor Percebido Força da Marca
1 – CoopDrogasil
2 –  São JoãoPague Menos
3 –  VenâncioDroga Raia
4 – Drogaria 24 horasSão Paulo
5 – UltrafarmaUltrafarma
6 –  PanvelPacheco
7 – FarmaisPreço Popular
8 –  NisseiPanvel
9 – DrogasilAraujo
10 – GloboNissei
11 – Preço PopularUltra Popular
12 – Droga RaiaExtrafarma
13 – São PauloSão João
14 – Santa MartaVenâncio
15 – Pague MenosSanta Marta
16 – A Nossa DrogariaDrogaria 24 horas
17 – IndianaIndiana
18 –  Popular (Governo Federal)Permanente
19- ExtrafarmaPreço Baixo
20 – PachecoBifarma

Deste modo, a Drogasil conquistou, então, o primeiro lugar do ranking em Força de Marca, passando, então, a concorrente Pague Menos, líder no ano anterior.

A novidade se deve pelo robusto plano de expansão e negócios junto a Droga Raia, dentro da companhia RD.

Contudo, é importante ressaltar que não basta presença e é preciso ter também bom atendimento e admiração do consumidor.

Já no ranking de Valor Percebido se destacam drogarias regionais como Coop, São João e Venâncio. De acordo com Cimatti, isto acontece pelo caráter que a drogaria tem no Brasil.

“Em grande parte do país o farmacêutico realiza atendimentos como de UBS, ao exemplo de aferir a temperatura e pressão, recomendar um médico especialista, e mais. Este tipo de serviço é bastante valorizado pelo consumidor”.

Compra online

Por conta do isolamento social e aceleração dos serviços online das drogarias, 25,9% dos entrevistados afirmaram fazer compras online.

Em 2019, 21,4% afirmou o mesmo. A região que mais adere esse meio é a Grande São Paulo, onde 47,4% costuma comprar medicamento pela internet, enquanto que na região Norte do país apenas 12% a faz.

Dessa maneira, houve aumento também dos consumidores que aderem aos programas de fidelidade, sendo 34,2% neste ano, versus 31,2% em 2019.

“Contudo, isto mostra um potencial enorme de expansão para as drogarias que pretendem, então, ampliar sua gama de clientes, oferecer comodidade e melhorar a percepção de marca”, diz Cimatti.

Hábitos de consumo

A saber, dos respondentes, 70% procuram, então, as drogarias para comprar medicamentos. E também há o crescimento de dois pontos percentuais na busca de itens de higiene e beleza nos últimos dois anos, chegando, então, a 16%.

Entre os que compram medicamentos, 88% costumam, então, comprar genéricos, sendo a Medley a marca preferida para 60% deles, seguida da NeoQuímica para 52,8% e, por fim, a  Eurofarma para 50%.

Legado de 2020: 52% dos consumidores devem continuar comprando on-line.

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