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Home Negócios

Redes sociais influenciam 92% das compras de produtos nostálgicos

Estudo do Mission Brasil aponta que tecnologia impulsiona tendência vintage, com destaque para videogames e moda

STG News Redação por STG News Redação
18 de março de 2025
em Negócios
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Redes sociais influenciam 92% das compras de produtos nostálgicos

Divulgação

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As redes sociais desempenham um papel decisivo na popularização de produtos nostálgicos, segundo pesquisa realizada pelo Mission Brasil, maior plataforma de serviços recompensados do país.  O estudo revela que 92,3 % dos entrevistados percebem a influência direta dos conteúdos digitais no consumo de produtos vintage. Desses, 38,7% consideram o impacto das mídias sociais significativo, 34,6% sentem alguma influência e 19% se dizem pouco impactados. Apenas 7,62% afirmam não serem influenciados.

O estudo, que ouviu mais de 400 pessoas, também aponta que 62% acreditam que a tecnologia é um fator decisivo para o consumo de produtos nostálgicos, enquanto 38% discordam dessa afirmação. Segundo Julio Bastos, CCO do Mission Brasil, plataformas como Instagram, TikTok e YouTube são motores poderosos na disseminação dessas tendências de consumo, ainda mais se tratando de artigos saudosos.

“Essas redes são projetadas para destacar conteúdos virais, logo, como a nostalgia e tendências do passado estão em alta, o algoritmo dessas redes sociais acaba ‘recomendando’ tais conteúdos, criando uma espiral onde o que já foi popular no passado acaba retomado de forma amplificada”, detalha.

Millennials e geração Z impulsionam o fenômeno vintage

A pesquisa destaca que a maioria dos consumidores de itens nostálgicos pertence às gerações Y (millennials, nascidos entre 1981 e 1996) e Z (nascidos entre 1997 e 2012), representando 50% e 43% do público, respectivamente. Para Bastos a digitalização tornou essas referências mais acessíveis. “Hoje qualquer pessoa pode revisitar ou até reimaginar um estilo, uma música ou uma estética dos anos 90 e 2000, por exemplo. Isso faz com que as marcas estejam especialmente atentas a esses padrões de consumo e como trazer a tona tendências, e até produtos de tais períodos, que possam despertar o interesse do consumidor.

Nostalgia e consumo: videogames e moda lideram preferências

Os dados da pesquisa ainda revelam que a influência das redes sociais sobre o consumo de itens nostálgicos reflete diretamente nas escolhas dos consumidores. Videogames aparecem no topo da lista de produtos vintage mais adquiridos, com 25% das respostas, seguidos por roupas (22%), alimentos e bebidas (17%), doces e chocolates (10%) e jogos de tabuleiro e brinquedos (8,5%). Calçados e celulares aparecem com 4% das indicações cada, já revistas/livros e maquiagens vêm logo após com cerca de 3% e 2,5% respectivamente. Por fim, câmeras fotográficas (2%), bolsas (1%) e óculos (1%) finalizam a lista.

Além das categorias mais consumidas, o levantamento indica que o design dos produtos é o fator mais atraente para quem busca itens nostálgicos, citado por mais de 35% dos entrevistados. A história da marca também pesa na decisão de compra, com 24% das menções, enquanto a funcionalidade e a exclusividade aparecem como fatores relevantes para 23% e 15% dos consumidores, respectivamente. Outros motivos não especificados são citados por quase 2% das pessoas.

Conexão emocional fortalece tendência retrô

O estudo revela que a principal motivação para o consumo de produtos vintage está ligada à memória afetiva A ligação a uma memória feliz lidera o ranking das motivações, citada por 42% dos respondentes. Em seguida, vem o vínculo emocional com a marca, com 22,9%, e a sensação de conforto e proximidade, mencionado por 20% dos participantes. Já 7,62% alegaram que buscam se manter antenados a uma tendência, enquanto 6,9% disseram que o principal fator é o sentimento de pertencimento a um grupo ou período.

Para Bastos, o resgate de referências do passado vai muito além de apenas um modismo passageiro, “o marketing de nostalgia, por mais que seja alimentado pela digitalização, é movido especialmente pelo desejo de conexão emocional com experiências que marcaram gerações”, esclarece o CCO. Ele completa dizendo que “as marcas que compreendem esse movimento e incorporam elementos nostálgicos de forma autêntica conseguem criar produtos e campanhas altamente engajadas nos dias de hoje”.

______

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Tags: Brasília EmpresasGeração ZHábitos de consumoMillennialsMission Brasilvintage
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