Rio Verde Empresas (GO) – O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, se reuniu com representantes do governo estadual para discutir a qualificação das pequenas e médias empresas locais para a exportação de seus produtos.
Em Goiás, o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é executado em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi).
Rio Verde
O núcleo operacional do programa tem sede em Goiânia e criou um polo de atendimento em Rio Verde. O município, que é líder em exportações em Goiás, responde por 20% das exportações do Estado. “As commodities como a soja já estão consolidadas no mercado internacional, mas temos um leque muito grande de produtos feitos por empresas locais que atendem a demanda de outros países”, resumiu o prefeito.
Atualmente 33 empresas rio-verdenses de pequeno e médio portes participam do programa, levando produtos da cidade para o mercado externo, como jóias, rações, mármore, pão de queijo, açaí e linhas de cama, mesa e banho, entre outros. “Existe um grande potencial para outros produtos daqui em outras nações, mas para isso é necessário desmistificar a exportação e ensinar os empreendedores locais como fazer”, disse Marcos Dias, gerente de Comércio Exterior da Sedi.
Paulo do Vale aproveitou a oportunidade para confirmar a presença dos visitantes no Centro-Oeste Export 2021, que terá Rio Verde como cidade sede do Fórum Regional deste ano. O evento acontece nos dias 26 e 27 de julho e reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária do país.