Há mais de 20 anos, colaboradores e diretores da Rizzo Imobiliária têm motivos para comemorar quando um ano acaba e os resultados são apresentados. A empresa adota o Programa de Participação de Resultados (PPR), uma forma de remuneração estratégica com a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados. A medida tem sido usada como incentivo à produtividade e, neste ano, a comemoração foi no mês de março.
O presidente da Rizzo Imobiliária, Dalton Carvalho, explica que a empresa mantém viva a tradição de reconhecer o empenho dos colaboradores, por meio da Participação nos Lucros. “Religiosamente, todo mês de março, destinamos 20% do lucro da empresa para este reconhecimento. Esse compromisso reflete nossa crença de que crescer sozinho não faz sentido. O verdadeiro sucesso só é completo quando é compartilhado com aqueles que o tornam possível”, pontua.
De acordo com Dalton, em 2024, mesmo em meio a desafios, a Rizzo Imobiliária comercializou um volume 55% superior ao de 2023. “Esse feito não seria possível sem o talento, a dedicação e o compromisso de cada colaborador que faz parte da nossa história”, ressalta.
Dalton Carvalho acredita que o maior patrimônio da Rizzo Imobiliária não está nos terrenos, nos empreendimentos ou nas transações imobiliárias, mas sim nas pessoas que constroem nossa história.
“Os donos da força de trabalho são aqueles que, dia após dia, movem este grande barco em meio às águas turbulentas da economia. Sem eles, nada do que realizamos seria possível. E nosso compromisso vai além de oferecer um ambiente de trabalho – buscamos formar cidadãos, agentes de mudança, pessoas que transformam realidades e impactam vidas”.
Sobre a festa de apresentação dos resultados, a CEO da Rizzo Imobiliária, Ana Paula Rodrigues, afirma que todo ano esse é um momento muito esperado, “como se fosse uma grande festa de Natal, momento de estar um do lado do outro”. Para ela, que está na empresa há 11 anos, é quando todos têm a oportunidade de ver, de fato, o resultado que a empresa obteve, por meio do trabalho, das entregas, o que motiva a continuar com o bom trabalho no ano que se inicia.

Mas como funciona, realmente?
Ana Paula explica que os colaboradores são incentivados a realizar as entregas do dia a dia, e se fizerem além do que precisam entregar, garantem 100% de bônus. “É motivador, porque imagina saber que tudo que você fizer, que exceder 100%, você tem um reconhecimento muito maior. Por exemplo, quando a gente entrega o resultado acima de 101%, ganhamos 105% de bônus. Chegando a 105% do desempenho no painel, vamos para 120%. Então, a pessoa sabe que ela vai ganhar o PPR.
Ainda segundo a CEO, para desenhar as metas, a empresa utiliza 15 indicadores de Balanced Scorecard (BSC), metodologia de gestão estratégica que ajuda a medir e monitorar o desempenho. “Temos uma forma forma muito justa de distribuir a participação. Envolve também tempo de casa, valorizamos as pessoas que estão aqui há mais tempo. 10% do bônus vêm disso. Os outros 90% vêm do resultado, da entrega individual por meio da minha avaliação de desempenho e dos indicadores. Se no individual faço o que eu preciso, faço bem, meu líder vai me avaliar bem, os meus indicadores eu vou conseguir entregar e consequentemente essa boa entrega individualizada faz com que eu contribua para o todo da empresa também”, explica.
Para Ana Paula, que sempre trabalhou na área financeira e controladoria, entender como a empresa foi melhorando por meio desses cálculos, avaliando quem está entregando mais, tem boa avaliação, é uma forma justa de distribuir os lucros. “Fomos para o mercado, buscamos os melhores modelos, adaptamos à nossa realidade, tentando reconhecer quem entrega mais. E aí você vê a satisfação das pessoas com relação a isso. Todo mundo ganha, obviamente, mas quem se destaca também no bônus acaba recebendo um pouco mais. Isso é muito legal, né? Então, somos uma empresa que olha para as pessoas de forma justa para que todo mundo se sinta recompensado e reconhecido”, destaca.
Reconhecimento
Para abrilhantar ainda mais essa celebração das entregas do PPR, a Rizzo não se limita a recompensar financeiramente. Dois colaboradores são homenageados com os troféus que simbolizam dedicação e destaque. Um deles é o Prêmio Seu Abdiel, em homenagem a um colaborador que começou sua jornada na Rizzo aos 70 anos e permaneceu conosco até os 97. Para a empresa, ele é um exemplo de comprometimento, mostrando que as ações de cada um podem impactar positivamente.
De acordo com o supervisor de Gente Cultura e Estratégia da Rizzo, Lucas Cruz, os critérios para esse prêmio são rigorosos, envolvendo a evolução e o desenvolvimento na Avaliação de Desempenho, resultados individuais e participação em ações promovidas pela Rizzo, como gincanas e treinamentos. Em 2024, a colaboradora destaque foi a analista Pleno em Comunicação e Mídias, Nádia Carvalho, que deixou seu depoimento sobre o momento: “Ser reconhecida como Colaboradora Destaque de 2024 é uma honra imensa. Sempre enxerguei meu trabalho como uma via de mão dupla – tudo que entrego, me envolvo e realizo é, na verdade, um retorno por tudo que a Rizzo Imobiliária me proporciona: crescimento, aprendizado e desenvolvimento. Receber um prêmio que carrega o nome do Sr. Abdiel, um exemplo de força e determinação, que dedicou sua trajetória à empresa até os 97 anos, torna esse momento ainda mais especial. Sou grata por fazer parte dessa história”, comemorou.
A supervisora de Recuperação de Crédito da Rizzo, Pauliana Sousa, também foi premiada. “Tive a alegria de ser reconhecida como a melhor líder da empresa em 2024, recebendo o prestigiado Prêmio Leonardo Rizzo e jamais imaginei alcançar um reconhecimento tão grandioso, especialmente em meio a uma liderança tão competente e experiente. Este prêmio representa um marco em minha trajetória, e sou grata por cada passo que me trouxe até aqui. É um privilégio fazer parte de uma empresa que me permite cumprir o propósito de impactar positivamente a vida das pessoas. Sou grata a Deus, por me conceder sabedoria e discernimento em cada dia. Agradeço também aos meus gestores, que ao longo dos anos me guiaram e me auxiliaram em meu desenvolvimento profissional. E, acima de tudo, dedico este prêmio aos meus liderados, que me permitiram contribuir para o crescimento de suas carreiras, e este prêmio é o fruto deste trabalho. Liderar é, para mim, inspirar, motivar e direcionar, e este prêmio é um reconhecimento do trabalho em equipe, da dedicação e do amor pelo que faço”, festejou.
“Esses prêmios vão além dos troféus; eles representam o esforço coletivo de todos nós. Juntos, celebramos este momento de festa e reconhecimento, reforçando que cada conquista é fruto de um trabalho conjunto e dedicado. Vamos continuar a jornada, sempre em busca de novos desafios e vitórias”, completa, Lucas Cruz.
Construindo histórias e reconhecendo quem faz acontecer
A Rizzo Imobiliária é uma das grandes desenvolvedoras e empreendedoras do setor imobiliário goiano. “Como sempre destaca seu fundador, Leonardo Rizzo, somos gestores de bens. Mas, mais do que isso, somos gestores de sonhos e oportunidades”, destaca o presidente da empresa, Dalton Carvalho.
Com quase cinco décadas de história, a Rizzo enfrentou marés imprevisíveis da economia brasileira, sempre guiada pela resiliência, inovação e, acima de tudo, pelas pessoas – os verdadeiros motores dessa trajetória.
De acordo com Dalton Carvalho, os caminhos da Rizzo foram marcados por desafios imensos:
- 1970s – O “Milagre Econômico” e a Crise do Petróleo.
- 1980s – A Década Perdida, com inflação descontrolada e recessão.
- 1990s – A chegada do Plano Real, que estabilizou a economia e abriu um novo ciclo de crescimento.
- 2000s – Um período de expansão, impulsionado pelo boom das commodities e pelo consumo.
- 2010s – A recessão de 2015-2016, que testou a força do setor.
- 2020s – A crise gerada pela pandemia de COVID-19, agravando os desafios econômicos.
- Atualidade – Em 2024 e 2025 – “Vivemos um momento de taxas de juros elevadas, incertezas fiscais e desafios no mercado de crédito, fatores que impactam diretamente o setor imobiliário e exigem ainda mais resiliência e inovação. Mesmo diante dessas adversidades, seguimos em frente, superando obstáculos e consolidando nosso compromisso com o desenvolvimento de pessoas e comunidades”, afirma o presidente.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi