Ícone do site STG News

Rizzo Imóveis aposta no uso de materiais sustentáveis para execução de obras

Divulgação

A sustentabilidade para execução de obras pela Rizzo Imóveis é uma prática organizacional que tem ganhado cada vez mais força, como uma forma de contribuir, não só com a preservação do meio ambiente, mas também com a sociedade e com um mundo melhor. Desde 2018, a empresa tem implantado, nos processos executivos de engenharia, materiais que reduzem o impacto ambiental, como o uso da Brita Graduada Reciclada (BGR).

De acordo com a engenheira civil da Rizzo Imóveis, Vivianne Montenegro,a BGR é um dos materiais que mais se destaca pela capacidade de ajudar na sustentabilidade do meio ambiente. Para contextualizar, ela explica que, em obras de infraestrutura, de pavimentação de vias, é comum utilizar a Brita Graduada Simples (BGS). Porém, a produção da BGS é feita por meio da extração de jazidas de pedras, sendo este um recurso mineral não renovável, que causa vários impactos ao meio ambiente, como poluição do ar, poluição sonora, erosões, sedimentação e assoreamentos de corpos hídricos.

“A BGR, usada pela Rizzo, é um substituto perfeito da brita normalmente utilizada nas massas asfálticas e é advinda de restos de materiais de construções de demolições. Além de reduzir custos para a produção da massa asfáltica, é um material que resulta em melhor performance de estabilidade quando o estudo de dosagem é feito de maneira eficiente”, elucida.

Vivianne acredita que os avanços nos estudos para obtenção de novas e melhores soluções, incorporando passivos ambientais, são tendências e serão cada vez mais valorizadas em um mercado onde os clientes estão cada vez mais exigentes quanto à conscientização ambiental.

Outras práticas sustentáveis

A Rizzo Imóveis adota um conjunto de iniciativas sustentáveis em diferentes áreas da organização. O Líder de Controladoria da empresa, Paulo Júnior, exemplifica esse cenário com a automatização realizada no departamento Financeiro, entregue no ano de 2020. Segundo ele, nenhum documento, como nota fiscal, boleto e ou extrato bancário é impresso pelo departamento.

“Tudo é realizado dentro de um sistema automatizado. Por exemplo, a área recebe uma nota fiscal, o documento deve estar no formato PDF e, então, é realizada a programação do pagamento, a partir da integração do sistema junto aos bancos e com outras ferramentas. Não utilizamos nenhum documento impresso, 100% automatizado. Outro exemplo sao nossos contratos, seja de vendas, seja de contratação de serviços e ou obras, os quais são gerados e assinados de forma eletrônica. “Zero papel”, ressalta.

Outras práticas são incentivadas na empresa, como a modalidade de trabalho home office nas segundas e sextas-feiras, o que contribui indiretamente na diminuição de poluentes no transporte e economia de energia; redução no consumo de descartáveis, que na empresa fica disponível somente para clientes; o uso consciente da água e energia, com torneiras automáticas e luzes desligadas quando as salas não estão sendo utilizadas. Também foi adotado na empresa o incentivo à “carona amiga”, para diminuir o fluxo de veículos poluentes no trânsito da cidade.

Sair da versão mobile