Ícone do site STG News

Sebrae MT disponibiliza Radar de Oportunidades

(Foto: Luis Fernando da Silva Ferro)

Rondonópolis Empresas (MT) – Assim como algo vivo, as empresas precisam ser bem “nutridas” para que possam “nascer” saudáveis, sobreviver, se desenvolver e crescer num mercado cada vez mais competitivo e exigente. No mundo empresarial, informações relevantes e conhecimento são “nutrientes” essenciais, bem como planejamento e boa gestão. Pesquisas apontam para uma taxa de mortalidade das empresas próxima de 50% até o segundo ano de vida, em muitos casos por falta de planejamento e de informação.

Radar Sebrae de Oportunidades é uma plataforma de inteligência de mercado que nasceu justamente para dar suporte através de informações estratégicas para que o empresário possa ter uma sobrevivência maior e um desempenho melhor no mercado, analisando a competitividade do setor em que vai atuar, o segmento, o território escolhido, a cidade.

“Além de trabalhar dados secundários, informações das empresas, ele trata com um olhar mercadológico, um dado mais competitivo, da rivalidade do pequeno negócio, onde ele está, com seus concorrentes, ou de onde ele está com seu mercado consumidor”, explica André Schelini, analista técnico do Sebrae, gerente de Inteligência Estratégica do Sebrae MT.

plataforma indica quais as melhores oportunidades de negócios dentro do município ou bairro, indica quais os melhores locais para expandir ou abrir um negócio e amplia a visão de mercado dos empreendedores, identificando e perfilando sua demanda potencial, condições de concorrência e infraestrutura urbana.

Oferece informações para o potencial empreendedor que ainda não possui uma ideia formatada ou já possui uma ideia e tem o interesse de valida-la e analisar as melhores localidades para abrir o negócio, para o empresário que tem a intenção de mudar de localização e/ou expandir seu negócio, e também para todos aqueles que querem ampliar sua visão do ambiente de negócio.

Trabalha com informações censitárias, empresariais e urbanas de cada um dos municípios, relevando oportunidades de negócios ao pequeno empreendedor através de atendimento digital gratuito.

São 14 municípios de MT homologados: Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Juína, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Schelini explica que são os municípios com maior densidade empresarial e neles é possível ter acesse completo ao Radar. Foram enviados convites aos municípios para que os técnicos pudessem ter acesso à carta cartográfica deles e assim fazer a análise territorial necessária.

“Vamos ter o Radar disponível em 100% dos municípios de MT, a gente quer que todo mundo tenha acesso às informações”.

Radar Sebrae de Oportunidades disponibiliza informações tais como o ticket médio das empresas instaladas em determinada região, a renda média das pessoas que moram naquele local, o custo médio do aluguel de imóveis naquele lugar (por metro quadrado).

“Para quem quer abrir um negócio é muito bacana, para quem quer expandir também, vai ter condições de ver no município onde faltam atividades empresariais de determinado segmento. É uma ferramenta muito poderosa nesse aspecto de planejamento”, avalia o analista.

Qualquer empresário pode acessar o Radar Sebrae de Oportunidades neste link. Basta fazer um pequeno cadastro. Os dados são oriundos do Sebrae e da Receita Federal, são públicos, informações corporativas.

ENTREGAS

O Radar Sebrae de Oportunidades possui 3 opções de navegação:
1. Quero validar uma ideia de negócio
2. Quero um local para abrir meu negócio
3. Quero conhecer melhor o mercado

INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS

• Tendências de negócios nas regiões;
• Concorrência;
• Hábitos de consumo;
• Mortalidade das empresas;
• Estimativa de investimento inicial e custo mensal com base em estudos do Sebrae;
• Assistente de criação do perfil do negócio;
• Mapa de calor com ranking de melhores locais para abertura de um negócio;
• Todas as opções geram um relatório com: visão geral da região: número de empresas, população, renda, idade média das empresas, pessoal empregado; distribuição espacial das empresas; Indicadores de desempenho do negócio no município: Empresas fechadas, hábitos de consumo, Tendências de negócio e atividade na região; informações socioeconômicas para entender os clientes.

BI – Business Intelligence

Ainda na área de inteligência de mercado, o Sebrae trabalha há alguns anos com dados de BI (Business Intelligence) para o pequeno negócio. O DataSebrae é um repositório de informações e dados, de pesquisas, de mercado, que o Sebrae dispõe dos pequenos negócios.

Mais recentemente, como resposta para a pandemia, foi criado o DataSebrae/Covid reunindo estatísticas da covid-19 no impacto do pequeno negócio, de óbitos, infectados, curvas da doença, enfim, todo esse acompanhamento, já que os pequenos negócios que foram e ainda estão sendo muito impactados.

Sair da versão mobile