Ícone do site STG News

SecoviGoiás é o primeiro sindicato do Brasil a implementar metodologia Lixo Zero 

Reprodução

Na próxima segunda-feira (24), o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (SecoviGoiás) lança o Programa Secovi Lixo Zero. O sindicato é o primeiro do setor imobiliário no país a adotar a metodologia.  

O Programa Secovi Lixo Zero tem como objetivo implementar a metodologia lixo zero, que busca desviar 90% ou mais dos resíduos gerados na instituição do Aterro Sanitário de Goiânia. Para isso, o Secovi transforma seu “lixo” em impacto socioambiental positivo por meio de segregação mínima dos resíduos em três frações:  

Recicláveis – contratação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis para garantir a destinação correta desses resíduos, gerando trabalho e renda. 

Orgânicos – envio de toda matéria orgânica para compostagem, transformando-a em adubo. 

Rejeitos – somente este é encaminhado ao Aterro Sanitário de Goiânia (menos de 10%). 

Além dessas ações, o programa promove uma mudança cultural dentro e fora da instituição, tornando seu espaço um exemplo a ser seguido por seus associados. 

A estimativa é que mais de 50% da população de Goiânia resida em condomínios, o que pode tornar o impacto de ações sustentáveis nos edifícios da cidade em algo extremamente significativo. De acordo com Raquel Pires Sales, consultora do Instituto Lixo Zero, “ao sensibilizar os condomínios e imobiliárias para a importância de práticas como o Programa Lixo Zero, o sindicato contribui diretamente para a qualidade de vida urbana e para a preservação do meio ambiente”. 

Por meio de eventos, seminários e parcerias com especialistas em sustentabilidade, o sindicato pretende promover discussões e disseminar práticas ambientalmente responsáveis. O SecoviGoiás também oferecerá orientações práticas para condomínios e imobiliárias, auxiliando na implementação de ações que vão desde a educação ambiental até a instalação de sistemas de coleta seletiva. 

O programa traz benefícios tanto econômicos quanto ambientais para condôminos e para a cidade como um todo. Com a adoção de sistemas de separação e tratamento de resíduos, é possível reduzir custos com descarte e, em alguns casos, gerar receitas extras por meio da venda de materiais recicláveis. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis agrega valor aos imóveis, tornando-os mais atrativos no mercado, especialmente para um público que prioriza iniciativas alinhadas à responsabilidade ambiental.  

Serviço:  

Lançamento – Programa Lixo Zero no Secovi Goiás 

Data: 24/03/2025, às 11h 

Endereço: Avenida Fued José Sebba, nº 1193 Jardim Goiás (Sede do SecoviGoiás)

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile