Ícone do site STG News

Seleon Biotecnologia marca presença em Dia de Campo da Fazenda Jacamim, em Mato Grosso

Divulgação

O diretor executivo da Seleon Biotecnologia, Rafael Zonzini, confirma participação no Dia de Campo “Do Campo ao Gancho”, promovido pela Fazenda Jacamim, que ocorre nos dias 12 e 13 de abril, em Nova Mutum (MT). Estações técnicas esperam reunir centenas de pecuaristas em torno de novidades nos programas de seleção e avaliação genética. Haverá ainda uma mesa redonda para demonstrar os avanços da pecuária de corte, pela óptica do melhoramento genético, e também uma imperdível oferta de 100 touros Nelore PO avaliados.

Parceira das principais centrais de inseminação artificial e programas de melhoramento do país, Zonzini revelará, em conversas com o público presente, o impacto do uso de sêmen com maior potencial fertilizante nos índices de concepção. A Seleon é uma das mais modernas centrais de coleta e processamento de sêmen da América Latina e, ao longo da última década, desenvolveu métodos inovadores para mitigar ou neutralizar os efeitos do ambiente sobre os resultados finais da reprodução.

Método de aprovação é inovador

Amostras de todas as partidas de sêmen passam por análises computadorizadas profundas e que geram dados valiosos, impossíveis de serem capturados através dos métodos convencionais. Os trabalhos no laboratório focam motilidade, linearidade e cinética, além da concentração e morfologia dos espermatozoides.

“A velocidade e a maneira como eles se movimentam dizem muito a respeito do potencial fertilizante. É por causa dessas análises, adicionadas aos cuidados que temos com os touros, que nunca tivemos um recall de sêmen sequer”, comemora Zonzini, ressaltando que tais serviços estão disponíveis para todos os interessados em validar sua produção e até recuperar touros importantes.

Neutralizando influências

Grande parte das oscilações mencionadas por ele costumam ser causadas por fatores ambientais, como estresse e síndromes metabólicas. Outro cuidado especial está na nutrição dos animais; os quatrocentos touros em coleta na central são pesados mensalmente e recebem uma dieta personalizada para o controle de peso. Quando obesos, é comum síndromes metabólicas afetarem a capacidade termorregulatória dos testículos ou causarem inflamações que prejudicam os saltos.

A localização da Seleon também é estratégica. Itatinga, no interior de São Paulo, é uma região que proporciona conforto térmico aos bovinos de todas as raças, inclusive taurinas, ajudando para que permaneçam produtivos o ano inteiro.

Jacamim, referência na pecuária moderna

Fundada em 1973 por Fernando Villela, a Fazenda Jacamim, em Nova Mutum (MT), não poupa recursos para o progresso genético do plantel, tanto em relação às características raciais quanto aos índices zootécnicos. A base genética tem origem em criatórios de Nelore PO (Puro de Origem) consagrados do Triângulo Mineiro, trazendo em sua história todo um know-how em pesquisa e tecnologia para entregar precocidade de abate, qualidade de carcaça e rápido ganho de peso, mesmo diante de condições desafiadoras.

No início das atividades, a pecuária de ciclo completo era a atividade principal, contudo, pela origem da genética diferenciada, a partir do ano 2.000, optou-se por registrar os animais. Cinco anos mais tarde, a Jacamim também ingressaria nos programas ANCP/USP, PMGZ/ABCZ e Geneplus/Embrapa e, logo na sequência, tecnologias como a inseminação artificial em tempo fixo seriam realidade na fazenda.

Em 2010, a assessoria da Melhora + passou a direcionar os acasalamentos e os protocolos de FIV (Fertilização In Vitro) passaram a contar com o auxílio das tecnologias de ultrassonografia de carcaça e genômica. Em 2017, os titulares decidiram promover o primeiro leilão da marca com a oferta de touros e matrizes, atraindo quase 500 criadores para o evento. Uma grata surpresa foi a ascensão de seu primeiro touro de central naquele ano. Atualmente, já são mais de 25, dos quais três estão em produção na Seleon Biotecnologia: Comander 5159 FIV da Jacamim, pela Alta Genetics; Blend 4029 FIV da Jacamim, pela Accelerated Genetics; e Brutal 4179 FIV da Jacamim, pela Select Sires.

A precocidade sexual do plantel Jacamim também chama atenção; as novilhas são desafiadas aos 16 meses. Os índices de prenhez da vacada da propriedade costumam ser elevados e, tão logo possível, são apartadas como doadoras, encurtando o intervalo entre as gerações, o que acelera o melhoramento genético. Além da seleção de Nelore PO, geneticamente produtivo, as fazendas do grupo mantêm a produção de gado comercial, com cerca de 15 mil abates por ano. Para integração com a agricultura, oito mil hectares são destinados às lavouras de soja e milho. Atualmente, a Fazenda Jacamim é conduzida pelo neto do senhor Fernando, o criador Marcos Villela.

Sair da versão mobile