Goiânia Empresas (GO) – Em 2021, a crise causada pela pandemia resultou em um aumento de 2,6 milhões de inadimplentes no país. Com base nesse cenário, a Serasa Experian acaba de lançar o Calibrador de Inadimplência, que tem como objetivo ajudar as empresas na tomada de decisão sobre a concessão e gestão de crédito. A ferramenta foi criada com base em inteligência de dados e scores customizados.
Segundo a Serasa, a nova ferramenta leva em conta o contexto da covid-19, com dados atualizados dos perfis dos consumidores. Dessa maneira, é possível conceder crédito de forma mais assertiva e mitigar os riscos de falta de pagamento.
Outra vantagem é que a companhia de crédito não precisará ajustar dinâmicas internas para se adequar à pandemia. “A solução é simples. A empresa poderá continuar utilizando a mesma política e o mesmo score consultado, com apenas uma variável adicional”, comenta Alex Franco, diretor de Soluções de Crédito.
“Além de aumentar a eficácia dos números e controlar a inadimplência, o objetivo é permitir que o concessor de crédito tenha maior confiança e previsibilidade na operação e que o número de concessões no mercado se mantenha no mesmo ritmo”, diz Franco.
O recurso foi testado em um projeto piloto realizado com uma amostra de 200 mil CPFs de um grande varejista brasileiro (não revelado). A política de crédito adotada anteriormente se mostrou ineficiente, o que gerou um crescimento de até 13% de inadimplentes. Após três meses de implementação do Calibrador, a inadimplência diminuiu em 7,2%, mantendo taxa e volumetrias de aprovação.
“A ideia é manter a economia girando e fazer com que o momento que vivemos não leve a uma redução na oferta de crédito”, afirma o diretor. “O crédito é uma ferramenta fundamental para a retomada econômica e o empoderamento dos consumidores e das empresas.”