Ícone do site STG News

Sicoob do Vale comemora união com Sicoob do Vale Rio Crixás

Divulgação

Entrevista – Sicoob do Vale

A cooperativa de crédito Sicoob do Vale acaba de completar 30 anos de atuação e comemora o marco efetivando a expansão estratégica da instituição, que se uniu ao Sicoob do Vale Rio Crixás, para formar uma só cooperativa. Com a fusão, o Sicoob do Vale contará com ampla rede de atendimento, com agências em 13 cidades. A cooperativa somará R$ 398 milhões em ativos totais e R$ 78 milhões em patrimônio líquido. Confira esse e outros assuntos na entrevista com o presidente, Wilson Martins de Oliveira.

O Sicoob do Vale completou 30 anos de atuação. Qual é o balanço da trajetória da cooperativa até aqui?  

O Sicoob do Vale iniciou suas atividades em 1993, no seguimento rural, com 104 associados. Em 2008, abrimos o primeiro Posto de Atendimento na cidade de Carmo do Rio Verde (GO). Em 2010, a cooperativa de crédito passou a ser de “Livre Admissão”. Desde o início de suas atividades, sempre fomos coroados de sucesso e resultados satisfatórios.

Atualmente, onde se concentra a atuação do Sicoob do Vale? Qual é o perfil dos cooperados?

A atuação do Sicoob do Vale iniciou na cidade de Rubiataba (GO). Atualmente, estamos presentes nas cidades goianas de Carmo do Rio Verde, Porangatu, Itaberaí, Faina, Itapuranga, Jussara, São Luiz do Norte, Taquaral de Goiás, Araguapaz, Mara Rosa, Crixás e Santa Terezinha de Goiás.  Os cooperados do Sicoob do Vale apresentam perfil de Pessoa Jurídica (PJ) e Pessoa Física (PF), com grande percentual de representantes do agronegócio.

Qual recente conquista do Sicoob do Vale merece ser destacada?

A nossa mais recente conquista foi selar a união com o Sicoob do Vale Rio Crixás, a qual desde o dia 1º de fevereiro deste ano passou a ser uma só cooperativa, o Sicoob do Vale.

Como ficou o plano de ação da cooperativa com a nova abrangência? Quais são as expectativas de crescimento?

Atualmente, a cooperativa ficou muito limitada no quesito abrangência e expansão. Os novos métodos apontam para cidades financeiramente inviáveis, por apresentar uma população inferior a 5 mil habitantes. As oportunidades identificadas pela cooperativa seriam possíveis incorporações ou expansão para outros Estados.

Qual o maior desafio enfrentado por uma cooperativa de crédito nesse atual momento econômico do País?

Vivemos uma economia de grandes incertezas, devido a vários fatores. Temos o desafio da expansão, pois é necessário que a cooperativa busque de sua base de cooperados o crescimento para pulverizar os negócios e mitigar os riscos, para ter mais resultados e ser mais competitiva no mercado.

Na história da cooperativa, qual conquista é possível ser destacada como principal motivo de comemoração?

Na história da cooperativa, desde sua fundação, a maior conquista foi conseguir transmitir a seus cooperados o verdadeiro objetivo do cooperativismo. Desde então, o Sicoob do Vale foi multiplicando-se e aperfeiçoando-se cada vez mais, em busca de soluções, de atender seus cooperados, conforme suas necessidades financeiras. Outra conquista importante foi a transformação do seguimento da cooperativa para Livre Admissão em 2010, pois fortaleceu o processo de expansão.

Coluna Cooperativas de Crédito

Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.

Sair da versão mobile