O Sicoob está consolidado como a marca mais lembrada quando o assunto é cooperativismo. Com 31,4% dos votos, venceu pela 7ª vez consecutiva, e ainda conquistou a liderança em outras duas categorias: cooperativa de crédito rural (37,6%) e cooperativa de crédito (46,6%). Com mais de 8,3 milhões de cooperados, o Sicoob está estabilizado como uma das maiores instituições financeiras do país, segundo o ranking Valor 1000, o que demonstra consistência e solidez no mercado financeiro.
Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Uni, Raimundo Nonato Leite Pinto, esse reconhecimento é fruto do trabalho realizado pelas cooperativas com os cooperados. “Sem dúvidas, é motivo de honra para o Sicoob ser lembrado como principal marca no segmento de cooperativismo, ficamos lisonjeados. E o resultado é fruto de um trabalho muito importante realizado por todo sistema Sicoob”, destacou o presidente.
Destaques
A marca se destaca ainda pela capilaridade e robustez de sua estrutura, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com o maior número de agências no Brasil. “Nós agregamos valor nas regiões onde atuamos e, além de auxiliar as pessoas com suas finanças, o Sicoob tem um diferencial com ações educacionais e sociais nas comunidades e a consequência desse trabalho é o reconhecimento”, ressaltou Raimundo Nonato.
A instituição é formada por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. O Sicoob oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras opções.
Com essas soluções financeiras oferecidas aos cooperados, o Sicoob contribui para o desenvolvimento econômico e social, combinando cooperativismo com a inovação tecnológica. No ranking geral de Finanças, a instituição ocupa a 9ª posição, com R$ 298,4 bilhões em ativos em 2023, um aumento significativo de 25% em relação ao ano anterior. Além disso, as operações de crédito superaram R$ 158,7 bilhões, um crescimento de 13% em relação a 2022.
Para o presidente, o tratamento aos cooperados, que se sentem donos do negócio no cooperativismo, é o diferencial, além do trabalho para dar mais visibilidade a marca. “Temos várias ações nacionais, com presença no futebol, na teledramaturgia e isso expandiu muito a marca e o conhecimento. Agora, é continuar com essa atuação para que o Sicoob seja lembrado nos próximos anos”, finalizou.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi