Com o objetivo de integrar Goiás ao mercado internacional de cosméticos, o Sindibeleza, por meio de seu presidente, Marcelino Vitor Lucena, lançou o “Manual para Exportação de Cosméticos”. A inciativa contou com a parceria da Fecomex, braço de comércio exterior da Fecomércio-GO, cujo diretor é Marcelo Gomes, e da empresa júnior de Comércio Exterior da PUC Goiás, Pangea Consultoria. O evento, realizado na última segunda-feira (27/11), atraiu mais de 50 empresários do setor de cosméticos, que receberam com entusiasmo o subsídio destinado a simplificar o processo de exportação de cosméticos goianos para o mundo.
Com mais de 150 páginas, o guia abrange detalhes relacionados a regulamentações, requisitos sanitários, tarifas e trâmites burocráticos em mercados como América Latina, Estados Unidos e União Europeia. Além disso, oferece informações sobre todos os aspectos necessários para que empresas goianas de cosméticos consigam colocar seus produtos no mercado internacional. Hoje, Goiás abriga o 6º maior polo industrial de cosméticos do país, com uma forte estrutura produtiva e um sistema de transporte eficiente. Já o mercado brasileiro para cosméticos se consolida como o 4º maior do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Apenas o setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) exportou mais de US$ 776 milhões entre janeiro e dezembro de 2022, representando um aumento de 10,9% em comparação com 2021, quando alcançou US$ 700 milhões. Isso demonstra o grande potencial que Goiás e o Brasil tem para projetar seus produtos no exterior.
Marcelino Lucena destacou a importância do material para o segmento, em Goiás. “Essa cartilha vai trazer mais facilidade para que as empresas goianas que queiram exportar seus cosméticos, consiga fazê-lo. A queixa da grande maioria dos empresários do nosso setor era a dificuldade em entender as questões burocráticas por trás das exportações. Então, o manual vai ajudar e muito para a gente colocar nossos produtos, também, no mercado internacional”, disse.