Ícone do site STG News

Sistema OCB/GO investe mais de R$ 10,8 mi em formação e ações sociais

(Na foto: Presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira/ Divulgação)

Goiânia Empresas (GO) – A pandemia de Covid-19 impõe, desde 2020, importantes desafios aos mais diversos setores da economia, e com o segmento cooperativista não é diferente. Mesmo assim, o Sistema OCB/GO, composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado Goiás (SESCOOP/GO), conseguiu se adaptar ao ambiente adverso, registrando um salto de desempenho no número de cooperativas atendidas, que passaram de 126 para 142 cooperativas, na comparação de 2019 com 2020.

Foram realizadas, nos anos de 2019 e 2020, 666 ações de formação profissional, que atenderam a um público de 20.182 pessoas. As 205 ações de promoção social alcançaram um público de 68.238 pessoas. Nas duas frentes de atuação, considerando também as atividades de monitoramento, o SESCOOP/GO investiu mais de R$ 10,8 milhões. Nesta última área foram registradas 240 ações realizadas, abrangendo um público de 367 pessoas.

presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira destaca que os resultados obtidos nos últimos dois anos evidenciam o desempenho do SESCOOP/GO em ações que visam à qualificação das cooperativas para uma gestão mais eficiente, com ênfase no desenvolvimento econômico e social do cooperativismo goiano.

“Mesmo em um ano atípico e complicado, como foi 2020, com todo o impacto causado pela pandemia, nós conseguimos manter o foco de atuação voltado ao aperfeiçoamento da governança e gestão das cooperativas”, destaca.

O dirigente cita como exemplo de superação, em plena pandemia, os resultados obtidos no Dia de Cooperar Goiás em 2020. “Registramos 72 ações realizadas, de forma exclusiva, por 23 cooperativas goianas, mais a iniciativa do Sistema OCB/GO, que reuniu 15 cooperativas parceiras. Juntas, todas elas beneficiaram diretamente mais de 47 mil pessoas, número que ultrapassa um público de 61 mil pessoas, se considerarmos também o alcance indireto das atividades. Temos o compromisso de atender as nossas cooperativas da melhor maneira possível. Os resultados obtidos nos dois últimos anos nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, frisa.

Luís Alberto Pereira diz que, na gestão SESCOOP tem sido priorizada a aproximação com as cooperativas para que seja possível entendê-las e formatar cursos e eventos de acordo com a necessidade e maturidade de cada uma delas.  “Estamos oferecendo desde cursos básicos até cursos mais sofisticados, como o de CEO, e também o de Filosofia de Gestão Cooperativa”, acrescenta.

Reinvenção na crise

O superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Júnior, explica que, devido à pandemia, todos os cursos presenciais foram transformados para o formato online, de forma síncrona.

“Temos hoje uma ferramenta de EAD nacional com alguns cursos que todos os colaboradores de cooperativas podem fazer. Fomos atrás de uma parceria para termos também uma ferramenta de EAD estadual e hoje nós oferecemos mais de 35 cursos às cooperativas. Fizemos, em 2020, mais de 20 lives, que tiveram mais de 11 mil visualizações e também aumentamos o número de eventos que fazemos para as cooperativas, trouxemos cursos que nós não tínhamos antes, que as próprias cooperativas faziam e implantamos a gestão por resultados, através de indicadores estratégicos e operacionais”, destaca.

Na área de crédito, Jubrair Júnior informa que foram oferecidos os cursos CPA 10, CEA, de forma centralizada, dois MBAs, um em gestão comercial e outro em gestão de pessoas. “Esse ano, continuamos nos reinventando. Estamos também investindo em inovação, tivemos agora o Hackaboom, que é um hackathon, e vamos ter outro no fim do ano. Vamos ter os cursos, novamente, CPA 10, CEA, e CPA 20 e nosso programa de formação em inovação e transformação, e MBAs na área de saúde, de cooperativa de crédito, outro na área de cooperativa agropecuária, em pecuária leiteira, e vamos oferecer alguns programas de formação; um deles será o de desenvolvimento de CEOs, todos eles realizados por instituições de grande prestígio”, ressalta. O superintendente destaca que o SESCOOP/GO está trazendo o que há de melhor em formação profissional para as cooperativas para que elas possam sair dessa pandemia ainda mais capacitadas. “Estamos passando por uma situação muito difícil, mas, com inovação e garra, vamos conseguir sair mais fortes”, garante.

Sair da versão mobile